Faça um check-up! Parte II – Outros exames

Meninas!!

Continuando o post anterior (PARTE I), vamos falar agora de outros exames que são muitíssimo importantes para ficar de olho na nossa saúde:

COLESTEROL e TRIGLICERÍDEOS: Deve ser feito anualmente, principalmente, após os 40 anos, para prevenir infartos e AVC, e a partir dos 30 anos, para quem tem histórico familiar. Para mim, como muitas pessoas têm a alimentação errada, com excesso de carboidratos, massas, gorduras, frituras e enlatados, o ideal seria checar essas taxas anualmente, a partir dos 20 anos.

HEMOGRAMA COMPLETO: Serve para detectar alterações nas células do sangue e deve ser feito anualmente, desde a infância. Detecta anemias, leucemias, infecções, problemas de coagulação e inflamações.

Foto: Reprodução

GLICEMIA EM JEJUM: Este exame analisa as taxas de açúcar no sangue, por isso deve ser feito em jejum de, no mínimo, 8 horas. Ajuda a prevenir e detectar a diabetes e deve ser feita anualmente a partir dos 45 anos, mas quem tem histórico familiar de diabetes e obesidade deve fazer bem antes.

UROCULTURA: Exame de urina que ajuda a detectar inflamações e infecções urinárias e cistites (na bexiga). Essas doenças provocam ardência ao urinar, aumento da frequência e diminuição do volume de xixi, podendo apresentar até mesmo dores abdominais. Devemos observar esses sintomas pois 6 em cada 10 mulheres já tiveram ou terão na vida pelo menos um episódio dessas duas doenças.

PRESSÃO: Deve ser analisada uma vez por ano, a partir dos 20 anos, para controlar a pressão e prevenir infarto e derrame. Para quem já tem problemas com a pressão, é sempre bom dar uma olhada todo mês, de 3 em 3 meses ou a cada 6 meses, dependendo do seu caso, avaliado pelo médico.

TIREÓIDE e DOSAGEM DOS HORMÔMIOS T3,T4 E TSH: Depois dos 30 anos a chance das mulheres de desenvolver problemas na tireóide aumentam em 3 vezes, com sintomas como aumento de peso e do apetite, excesso de transpiração, queda de cabelo e sonolência, por isso deve ser feito um exame de sangue para dosar os hormônios T3, T4 e TSH, a cada 5 anos ou sempre que o médico indicar. Outros exames complementares, como ultrassom e cintilografia podem ser feitos, caso o médico detecte nódulos.

TESTE ERGOMÉTRICO e ELETROCARDIOGRAMA: O primeiro é um exame que avalia o ritmo cardíaco durante o esforço físico, detectando alterações, anginas, arritmias e doenças arteriais, que muitas vezes não aparecem no eletrocardiograma, que é feito em repouso e também para avaliar os batimentos cardíacos. É recomendado fazê-los antes de começar a realizar exercícios físicos, como academia, corrida, ciclismo, etc, anualmente após os 50 anos, ou antes, se houver histórico familiar de problemas cardíacos ou circulatórios.

Foto: Reprodução

DERMATOSCOPIA: Ajuda a detectar quais pintas e manchas podem evoluir para câncer de pele. Deve ser feita anualmente, desde a infância. Sempre que você notar alterações na sua pele, procure um dermatologista. O câncer de pele atinge milhares de brasileiros e pode muito bem ser descoberto precocemente.

DENSITOMETRIA ÓSSEA: Deve ser feito anualmente, depois da menopausa (entre 40 e 50 anos) ou até bem antes, dependendo do histórico familiar. Serve para detectar a osteoporose, bem como para avaliar e acompanhar a evolução da perda óssea.

Além desses exames, é importante também ir a um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano e buscar ajuda médica sempre que surgir qualquer dor ou alteração no seu organismo. Lembre-se: prevenção é o melhor remédio!!

Beijos e se cuidem sempre!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Faça um check-up! Parte II – Outros exames
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. ótimo post. Muitas vezs deixamos pra la algo que parecia pequeno,que pode tornar algo perigoso.Prevenir sempre é o melhor remédio. bjs ps;. muitos exames nçao sabia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.