in

Não repita seus erros!

Oi meninas,

Na vida, vamos vivendo e aprendendo, mas muitas pessoas não conseguem parar de repetir sempre os mesmos padrões prejudiciais, e acabam cometendo sempre os mesmos erros. Na verdade, os erros são fontes valiosas de aprendizagens e crescimento, mas é preciso que tenhamos certas atitudes para que façamos das nossas derrapadas uma forma de nos fortalecermos ainda mais para enfrentar a vida.

Foto: Reprodução

Errar faz parte, pois estamos constantemente fazendo escolhas e tentando encontrar aquilo que seja melhor para nós, mas, às vezes, fugimos das nossas próprias responsabilidades, nos recusamos a aceitar que erramos e a enxergar nossos erros. Isso faz com que nós fiquemos sempre repetindo as mesmas coisas e, pior, culpando os outros por nossas escolhas ruins.

O primeiro passo é compreender que todos nós podemos errar, sim, pois errar não é uma fraqueza, é uma condição de ser humano e estamos em constante movimento. Ninguém nasce sabendo de tudo, vamos aprendendo aos poucos, com tentativas de erro e acerto, com experiências e observações. Vencer e acertar é bom, mas é  com as derrotas e com os erros que aprendemos a persistir, a não desistir, a continuar firme em busca de algo que queremos, a ter temperança, a acreditar em nosso potencial e superar a nós mesmos.

Porém, os erros só se transformam em aprendizados e conhecimento, se nós os reconhecermos, se admitirmos nossa responsabilidade e se refletirmos de forma honesta sobre o que nos levou a cometer tais erros. Só assim saberemos reconhecer quando estivermos à beira dos mesmos erros e poderemos tomar atitudes diferenciadas. Um ponto importante é que não devemos confundir o erro honesto (aquele resultante de riscos planejados) com erros devido ao descaso, à incompetência ou à irresponsabilidade. É preciso termos, também, humildade para reconhecer nossas próprias falhas e fraquezas e identificar nossas atitudes, comportamentos e idéias pré-concebidas que nos levaram a errar.

Foto: Reprodução

Ou seja, a aceitação da responsabilidade que temos em relação a nós mesmos e às nossas escolhas é essencial para tornar o aprendizado possível. Além disso, nós não podemos mudar o que já erramos, mas podemos escolher como reagir a eles, avaliando o que aconteceu, que outras possibilidades existiam, que mudanças são necessárias para não repetir esses erros e que comportamentos você precisa mudar para que não caia nas mesmas armadilhas ou como você precisaria agir em situações semelhantes para não obter os mesmos resultados negativos.

Na verdade, a questão aqui não é ser perfeita e não cometer erros, mas transformá-los em crescimento e ele só acontece quando abrimos nossos olhos e conseguimos enxergar espaços para melhorias. Assim, procure sempre identificar os por quês e conhecer as causas que te levaram à repetição de erros e, para isso, é preciso autoconhecimento. A vida está aí exatamente para aprendermos, por isso, como diz o ditado, errar é humano, mas persistir no erro é burrice!

Beijos!!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Filtro Solar Capilar : Proteja Seus Fios!

Você sabe o que é Hepatite C???