Meninas!!!
Algumas pessoas conseguem passar pelos obstáculos e pelas adversidades da vida sem sofrer um surto psicológico ou sem ficar com grandes traumas. Essa habilidade é conhecida como resiliência, um conceito emprestado da física e que se refere à propriedade que alguns materiais têm de voltar ao normal depois de submetidos à máxima tensão.
Assim, a Psicologia pegou esse termo para se referir à capacidade de lidar com os problemas, superá-los e usá-los como força transformadora, mudando para melhor e encarando as dificuldades como apenas mais um degrau da vida a ser superado. Ou seja, trata-se da habilidade de se manter estável e são em um ambiente insano, de se sobressair e se construir positivamente diante das adversidades, de manter o equilíbrio mesmo sob pressão.
Uma pessoa resiliente consegue passar pelos problemas com a cabeça erguida, com o bom humor, com consciência de suas responsabilidades, sem culpar os outros pelos seus fracassos e sem se abater. Ela compreende que a vida é feita de altos e baixos, que é preciso cultivar a paciência e acreditar em si mesma, na sua própria capacidade de superar tudo.
Todos nós passamos por muitas coisas na vida que exigem de nós muita coragem e força para atravessar esses momentos, mas para isso não é preciso usar de forças sobrenaturais. A resiliência é uma habilidade que pode ser desenvolvida e que só traz pontos positivos, provocando mudanças nas atitudes e na qualidade de vida, pois ela aprende a lidar com o caos do dia-a-dia, com as pressões, prazos, tensões e estresses.
Para ser resiliente e aprender a encarar a vida e suas dificuldades sem se desestruturar, é preciso ter autoconfiança, buscar conviver com pessoas que acreditam em você e que possam dar apoio, não desistir e não alimentar pensamentos derrotistas como “Tudo é difícil”, “Ninguém faz nada por mim”, “Não consigo fazer nada”. É preciso compreender a vida sob uma outra ótica, sem atribuir aos outros responsabilidades e culpas: é preciso arregaçar as mangas e ir à luta, traçar metas bem definidas, concretas e realistas.
É preciso compreender que as perdas, as decepções e as mudanças fazem parte da vida; que não podemos por nossa felicidade nas mãos dos outros e que não podemos fazer cobranças pois ninguém nos pertence; que as crises representam oportunidades e que tudo na vida depende de como você vê e percebe as coisas.
Na verdade, a pessoa resiliente sabe que é tudo uma questão de escolha: ou sofre, ou aprende e segue a vida. Ela sabe que não dá para ficar remoendo passado, erros, raivas, sabe que não dá para guardar mágoas e ressentimentos e que o melhor a fazer é viver o presente e buscar a própria felicidade.
Por isso, vamos desenvolver nossa resiliência e nos tornarmos pessoas mais fortes, equilibradas e verdadeiros exemplos de superação. Vamos valorizar nossas conquistas, assim seremos pessoas melhores e faremos da vida uma jornada mais rica e cheia de aprendizados.
Beijos!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)