Acne solar
A acne, essa praga que anda atacando pessoas de todas as idades, tem causas diversas e tipos diversos. Já falei muito sobre o assunto por aqui, mas ainda não havia falado sobre a acne solar. Conhecem? Já foram apresentados à bendita?
Como vivemos em um país tropical, onde as temperaturas atingem graus elevadíssimos (eu que o diga!), é normal que a nossa pele fique mais exposta aos efeitos dos raios solares, que, em excesso, causa vários problemas, inclusive a tal da acne solar.
As causas desse tipo de acne são, além do calor excessivo, o aumento da produção de suor, que são fatores que acabam por favorecer o desenvolvimento de fungos e bactérias, micro-organismo que propiciam o aparecimento de infecções na pele.
Esse tipo de acne é caracterizada por erupções que surgem pouco tempo após a exposição intensa ao sol (comum quando vamos à praia, piscina etc) e atingem, sobretudo, a região do tronco e dos membros superiores. Quando surge, pode-se observar as chamadas lesões pustulosas e papulosas, que são as “bolhinhas de pus” e umas “bolinhas durinhas”, geralmente avermelhadas e endurecidas.
Como Evitar?
A melhor solução contra esse tipo de acne é se prevenir e isso se faz com o uso de filtros solares durante a exposição solar (e sempre!), com reaplicação regular. O ideal é que os protetores solares sejam oil free (isentos de óleo).
As meninas de pele mista e oleosa devem tomar cuidado redobrado, assim como as pessoas que possuem predisposição à acne, porque esses tipos de pele são muito mais oleosos, então nada de se jogar em “qualquer protetor solar”. Mesmo para o corpo, o filtro solar precisa ser isento de óleo e ponto final.
Os filtros mais cremosos, que geralmente tem óleo, deixam a pele mais gordurosa e isso leva a obstrução dos poros, além do aumento da incidência de cravos e espinhas, por isso é tão importante apostar nos filtros oil free.
Outro cuidado que é preciso ter, é pegar leve na exposição solar! Sim, é verão, o que você mais quer é ficar “preta”, mas isso é um problema, porque a pele vai produzir cada vez mais óleo para compensar o ressecamento causado pelo sol. Além disso, quem toma sol e já tem lesões de acne aparentes, corre sérios riscos de ficar com a pele manchada, e isso, claro, ninguém quer!
Como Tratar?
Tratar a acne solar é simples e fácil, vez que o tratamento é basicamente o mesmo da acne vulgar, ou seja, feito com sabonetes para peles acnéicas, loções secativas, esfoliantes e loções ou géis antibióticos, em caso de inflamações.
Em muitos casos, ela tende a melhorar e até desaparecer mesmo sem tratamento, desde que a exposição solar seja evitada.
É muito importante que a pele seja MUITO bem lavada, todos os dias, porque toda espinha começa com um cravo e, limpando a pele corretamente, elimina-se o cravo e, consequentemente, impede-se o surgimento das espinhas.
Portanto, lave o rosto duas vezes ao dia com sabonetes específicos para o seu tipo de pele, esfolie semanalmente e faça uma limpeza de pele, em casa ou na clínica de estética, uma vez por mês!