in

Conheça os Inimigos da Beleza!

A beleza da nossa pele depende de alguns fatores e de uns poucos cuidados, mas de nada adianta tomar esses tais cuidados se não identificarmos os inimigos da nossa pele.

Sim, nossa pele tem inimigos, e poderosos, daqueles que podem deixá-la sem viço, sem vida e envelhecida. Conhecer e combater esses inimigos é garantia de uma pele bonita e saudável. Vamos conhecê-los?

O Sol

A exposição solar sem a devida proteção causa danos gigantes para a pele, pois os raios solares são responsáveis por nada menos que 80% do envelhecimento cutâneo. Quer mais? O sol degenera o colágeno e causa manchas!

Mas, a boa notícia é que é fácil, muito fácil, vencer esse inimigo: basta usar filtro solar!

O Clima e a poluição

A variação climática interfere na saúde da pele, mas quem mais sofre são as pessoas que moram em lugares frios, pois resseca a pele. O mesmo acontece com quem passa muito tempo no ar condicionado, pois ele acaba retirando a lubrificação natural da pele, deixando-a ressecada. Nesses casos, é preciso investir em hidratantes potentes pra manter a pele hidratada.

Já quem mora em locais mais quentes e úmidos, acaba tendo mais irritações e problemas com fungos.

Já a poluição obstrui os poros, o que piora a oleosidade, a acne e deixa a pele com uma aparência grosseira. A melhor arma contra isso é manter a pele limpa, fazendo uso de sabonetes adstringentes e do tônico facial.

Cigarro

O cigarro, junto com o sol, é um dos maiores inimigos da pele, pois “come” o colágeno, e, como vocês sabem, o colágeno é a base de uma pele bonita, porque sem colágeno a coisa despenca!

O fumo causa rugas, flacidez, palidez, olheiras, bolsas, marcas e faz com que a pele perca o viço. Ou seja, é pra parar já!

Além de excluir o cigarro da vida, por uma questão de inteligência (e de economia, porque né, evita o botox!), vale lançar mão de cremes que contenham ativos que estimulem a produção de colágeno e elastina, como os que contêm vitamina C ou ácido retinóico, por exemplo.

Cosméticos oleosos e Cosméticos não indicados para o nosso tipo de pele

Cada pessoa tem um tipo de pele e deve utilizar produtos específicos para esse tipo de pele, pois, por exemplo, quem tem a pele oleosa só deve usar produtos oil free, para evitar que a pele fique ainda mais oleosa, com poros ainda maiores, além da possibilidade de surgirem cravos e espinhas.

Outro exemplo são as meninas de pele sensível, que se usarem produtos para outro tipo de pele podem desencadear reações alérgicas, vermelhidão, descamação e prurido.

O uso de produtos com baixo potencial alérgico é necessário, pois nunca se sabe, ao certo, qual produto pode ou não provocar reações na pele.

De modo geral, os cosméticos oleosos devem ser evitados, pois são mais “pesados”, por isso deem preferência sempre aos produtos mais leves, que são mais rapidamente absorvidos pela pele.

Isso vale também para os produtos de maquiagem, portanto, atenção ao rótulo!

Nesse post falamos dos inimigos externos, e no próximo post conversaremos sobre os inimigos internos, que são os mais “silenciosos”.

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Cuidados Com As Axilas no Verão!

Combata os Inimigos da Sua Beleza!