Depilação é assunto mais do que feminino. Para as mulheres, depilação é tudo nessa vida, assim como escovar os dentes, se maquiar e hidratar o cabelo. E quando o pelo está bem crescido e você tem “aquele” compromisso importante, não tem jeito: faz a depilação com cera em casa mesmo.
O ideal é sempre procurar uma profissional para que a depilação não cause nenhum transtorno para a sua pele e para a sua saúde. Mas, quando o jeito é fazer em casa, a dica é cuidar de todos os detalhes, desde a hora da escolha da cera até o momento da aplicação e da retirada. E para te ajudar nessa jornada, separei as melhores dicas para você começar já com a depilação em casa!
Depilação com cera: Limpeza da pele
Para começar bem o processo de depilação, você deve tomar um banho com água morna para que os pelos da pele fiquem mais soltos, já que a água morna consegue abrir os poros. O banho também é bom para limpar a pele e retirar dela todos os resíduos de poluição, impurezas e também toxinas que podem prejudicar o processo depilatório.
Quando a pele está suja, o risco de contaminação de bactérias é muito maior, prejudicando o resultado e ainda colocando a sua saúde em risco. O bom da pele estar limpinha é que assim a cera fixa melhor e retira com mais facilidade o pelo, sem deixar pequenos pedaços na pele.
Depilação com cera: Loção pré-depilatória
É fundamental, antes da aplicação da cera, passar na pele, seja qual for a área a ser depilada, uma loção pré-depilatória, que ajudará a amenizar a dor e também a abrir os poros da pele, facilitando o processo de retirada do pelo.
Prefira produtos que tenham extrato de sálvia, que ajudam no processo de cicatrização, além de ajudarem a evitar inflamações na pele, depois da depilação.
Aonde encontrar loção pré-depilatória:
- Loção Pré-depilatória Limpa E Suaviza Depimiel 240ml
- Loção Pré-Depilatória c/ Extrato de Sálvia 120ml – Depilart
- Nupill Loção Pré Depilatória – 145ml
- Loção Pré-Depilatória Premium Verbena 500ml – Depilart
- Depilart Loção Pré-Depilatória – Extrato de sálvia – 120ml
Depilação com cera: A escolha do produto
Escolher o produto certo também faz parte do processo de depilação. Não tem como ter a pele protegida se não escolher um produto de boa qualidade que possa prejudicar a sua pele e também causar uma irritação ou um processo inflamatório. O bom é sempre escolher uma cera no mercado ou lojas de produtos de beleza específicos para o seu corpo e seu tipo de pele.
O recomendado para a pele seca, por exemplo, é sempre tem uma cera com óleo ou mel na composição. Assim, ao puxar a cera, a pele não fica ressecada e nem sofre com rachaduras. Já quem é menos resistente a dor, o certo é usar cera branca.
Para peles sensíveis, o mais indicado é optar por ceras que contenham ativos calmantes. Como por exemplo: Lavanda, camomila e outras substâncias que “acalmam” a pele e minimizam as chances de irritação.
Se você é alérgica, verifique antes com o seu dermatologista qual o tipo de cera que você pode ou não usar, e quais substâncias são potencialmente alergênicas.
Cera quente ou fria?
Quem já usou as duas garante: a quente dói menos! Como o calor dilata os poros, a cera quente facilita a remoção dos pelo. Mas quando a cera quente é aplicada muitas vezes no mesmo lugar, ainda mais em uma pele mais sensível, como o buço, pode deixar a camada da pele mais flácida. Então, tente intercalar com a cera fria.
Tanto uma quanto a outra pedem hidratação depois da depilação e nenhuma vez a pele deve ficar exposta ao sol. Isso pode manchar a região e deixar a área depilada mais escura que o tom normal da pele.
O mais recomendado é usar sempre ceras que sejam industrializadas e não aquelas caseiras, que podem errar na dose e na composição e prejudicar a pele.
Precauções
Antes de começar a aplicar a cera em toda a pele da região a ser depilada, a dica é sempre testar em uma pequena área da pele antes de passar muita cera na pele toda.
Lembre-se que a cera é descartável, e se usada mais de uma vez, pode causar inflamação, infecção e proliferação de fungos na sua pele. A irritação, que deixa a pele um pouco vermelha, é normal. Aos poucos a pele vai amenizando a vermelhidão e tudo fica bem. Se houver coceira ou vermelhidão mais do que uma hora, é melhor procurar um médico.
Depilação com cera: Aplicação na pele
Na hora de aplicar a cera é preciso secar bem a pele sem deixar nenhum resquício de suor ou creme e, assim, terá melhor fixação. Se você for depilar com a folha ou faixa com cera, a indicação é aquecer o par com as mãos, por mais ou menos 30 segundos.
Depois disso você vai separar as folhas ou faixas e a cera estará pronta para ser aplicada na pele.
A regra básica é de que a cera precisa ser aplicada na direção de crescimento dos pelos, a partir de onde eles nascem, e isso vale para todas as partes do corpo a serem depiladas.
Mas o que acontece se, numa determinada área, os pelos crescem para os dois lados? Aí é preciso fazer uma aplicação em cada sentido. A remoção da folha é sempre feita na direção oposta ao crescimento do pelo.
Quando aplicar, uma folha de cada vez, pressione com a mão e puxe, de uma vez só! Isso envolve agilidade, caso contrário a dor será maior. Quanto mais rápido você puxar, mais os pelos vão demorar para crescer.
A dor é momentânea e não causa ardência alguma. Você pode reutilizar a folha enquanto tiver cera limpa. Depois, jogue o material no lixo orgânico.
Aqui vale ressaltar que não se pode aplicar a cera várias vezes no mesmo local, mesmo que restem alguns pelos, pois isso irrita e fragiliza a pele. Se sobrarem pelos após a depilação, basta removê-los com uma pinça.
Depilação com cera: Sente dor?
Quem sente muita dor na hora de depilar a pele com cera, deve procurar um produto que leve na fórmula óleo de jojoba e que a cera seja branca. Assim, a pele fica um pouco amortecida e a dor não é tão forte.
Depilação com cera: Pós-depilação
Depois da depilação, também é preciso cuidar da pele. O bacana é sempre passar um gel com chá verde ou macadâmia, que ajudam a amenizar a ardência. Pode-se utilizar, ainda, loções à base de camomila, lavanda, e calêndula, por exemplo, que são calmantes.
Você pode, também, passar um óleo removedor que ajuda a deixar a pele sem nenhum resíduo de cera.
Não se expor ao sol é regra, assim como evitar tecidos pesados e roupas apertadas que podem agredir a pele, o que é um problema, já que, estando sensível, ela pode manchar facilmente.
Para pele sensível:
No pós-depilatório evite o uso de óleos e hidratantes muito pesados para evitar a obstrução dos poros, assim como o uso de produtos que contenham ácidos e álcool, para não machucar a pele.
Dicas para áreas sensíveis
Nas áreas sensíveis, onde a pele é mais fina e vulnerável, como na virilha e no buço, por exemplo, é melhor escolher ceras específicas, como as brancas, que geram menos dor.
Além disso, não se pode esquecer de aplicar um bom protetor solar logo após o procedimento e evitar o sol nos dias seguintes porque a pele fica ainda mais vulnerável e o risco de manchá-la é enorme.
Para quem tem tendência a foliculite, bem como para quem tende a ficar com a pele irritada no pós-depilatório, existem várias pomadinhas, como as que contêm azuleno, que acalmam a pele.
Depilação com cera: Mitos e verdades!
A cera pode ser reutilizada?
Mito – É perigoso usar a cera quente mais de uma vez para depilar. Mesmo sendo na mesma mulher, especialistas não recomendam a reutilização da cera na depilação. E isso também vale para o palito de aplicação, as luvas e o lençol. Caso contrário, você poderá ter graves problemas de saúde como infecção e proliferação das bactérias presentes na pele, além do surgimento de doenças graves como o HPV.
A cera deixa a pele irritada e sensível?
Verdade – A depilação pode agredir a primeira camada de pele e pode provocar uma vermelhidão ou inchaço horas depois da depilação. Isso porque o calor provoca uma tração feita contra a pele na hora de tirar a camada de cera. Isso resulta em um processo inflamatório. E a cera se for muito quente, pode provocar até queimaduras. Então, cuidado para não aumentar muito a temperatura!
Cera quente deixa a pele manchada?
Verdade – Se a cera for puxada com muita força, pode agredir muito a pele que, como forma de autodefesa, produz mais melanina. O que resulta em manchas mais escuras nas regiões depiladas.
Dá para depilar sobrancelha e buço?
Verdade – As regiões podem, sim, ser depiladas com cera quente. E antes que você venha pensar que isso pode causar flacidez, atenção: a técnica não deixa a pele flácida. A flacidez facial é resultado do enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina e não pelos puxões da cera.
Depilação com cera dura mais que a lâmina?
Verdade – A técnica de remoção com cera dura mais que a lâmina. Apesar de ser mais dolorida, vale a pena porque tira o fio direto da raiz e dura mais tempo. Em média, duas a três semanas. Já a lâmina apenas corta o fio e dura entre 3 dias e uma semana.
Depilação com cera quente: Causa varizes?
Mito – A cera quente não é a causadora de varizes, que são de origem genética, só aparece pela incapacidade da veia de manter o fluxo sanguíneo contínuo. No entanto, quem tem tendência a ter vasinhos, deve sim evitar a cera quente porque o calor piora o quadro e deixa a pele mais sensível.
A cera quente encrava os pelos?
Verdade – Isso pode acontecer, sim! Os fios encravam porque ficam mais fracos e não conseguem romper a pele para crescer. Para isso não acontecer, a dica é fazer uma esfoliação semanal na região e um dia antes da depilação.