Não tenho nada contra envelhecer, desde que não aconteça comigo (ôoo ilusãooo!) e muito menos agora, porque né, os 30 são os novos 20, e aos 20 a pele costuma ser viçosa, uniforme e linda.
Acontece que o tempo passa e a pele “sente”, e, pouco a pouco, o envelhecimento vem.
Aí, aquela pele que costumava ser viçosa e limpinha, começa a apresentar manchas, marcas e sinais de envelhecimento.
Que isso vai acontecer, vai, não tenho como negar, mas dá pra “atrasar o bonde” e fazer com que esse envelhecimento, que é inevitável, seja mais suave e chegue bem mais tarde.
Não tenho a “receita” pra isso, mas, pela minha experiência, de quem tem 30 anos e nem de longe parece ter (todo mundo diz que eu tenho cara, jeito e pele de pirralha! Cadê o respeito? Oxeeee!), muito mais do que gastar rios de dinheiro com produto super caros, o que vale mesmo é manter uma rotina xiita de cuidados.
Como assim uma rotina xiita? Uma rotina rígida de cuidados, não abrindo mão de lavar direito, esfoliar, tonificar, hidratar e, sobretudo, proteger!
Se me perguntassem em qual produto investir mais, eu diria, com certeza, que no filtro solar, já que o sol é responsável por nada menos que 80% do envelhecimento da pele.
Ou seja, um filtro solar potente, que mantenha a pele devidamente protegida dos raios UVA e UVB, e que, de quebra, tenha ativos antioxidantes, faz milagres pela pele.
Sim, você PRECISA de um desses!
Além do protetor solar, não abro mão de jeito nenhum da vitamina C, que faz mágicas na pele, e do ácido retinóico.
Sobre ácidos e envelhecimento, aliás, falo no próximo post!
Beijos
Ju Lopes