Os óleos corporais já fazem parte do ritual diário de beleza da mulherada e não é para menos, já que eles ajudam a reter água na pele, o que a mantém hidratada. Além disso, são cheirosos e bastante nutritivos.
Mas, os inúmeros benefícios proporcionados dependem da composição de cada óleo, e isso vocês podem descobrir no rótulo. O correto é que o óleo seja vegetal, pois o óleo mineral é um engodo e muito menos eficaz. Ou seja, não deve ser utilizado.
O óleo mineral (que NÃO devemos usar) é derivado do petróleo e utilizado como lubrificante, hidratante e emoliente, mas é fato que ele causa problemas de pele como dermatites, eczemas e acne, por exemplo. Há a suspeita, ainda não comprovada, que o óleo mineral quando “contaminado” pelo éter, pode provocar inúmeros tipos de câncer, já que o éter possui potencial carcinogênico, além de danificar o material genético.
Existem centenas, senão milhares, de opções de óleos corporais de boa qualidade, mas a grande maioria, os que são feitos com óleo vegetal, são caros, e como eles são, sim, os melhores, a coisa complica um pouco.
Uma opção viável é comprar óleos vegetais e aromas (ou óleos essenciais) para deixar o óleo do cheiro que você gosta, garantindo assim, a qualidade do produto utilizado.
Nas casas que vendem essências ou casas que vendem óleos essenciais é fácil encontrar esse tipo de óleo, conhecido como “óleo carregador” (na net também tem várias lojas que vendem!).
Abaixo opções de óleos vegetais para serem usados no corpo e também nos fios:
Óleo de Amêndoas Doces
É preciso escolher as versões prensadas a frio e sem o uso de solventes, que são de melhor qualidade. Ele é muito bom para peles secas e ressecadas, garantindo mais maciez e sedosidade. Contudo, deve ser evitado por meninas de peles sensíveis, já que, com o uso prolongado, pode causar alergias.
Óleo de Apricot
É bastante nutritivo e rico em vitamina A, vitamina C e sais minerais, sendo, por isso, considerado revitalizante e regenerador da pele.
Óleo de Abacate
O óleo derivado da polpa do abacate contém uma proporção alta de ceras, é rico em proteínas, em vitamina A, em vitamina B, em vitamina D e em sais minerais. É indicado para todos os tipos de pele, inclusive as peles mais sensíveis.
Óleo de gergelim
Esse óleo contém vitamina A, vitamina B e vitamina E, que é antioxidante e combate o envelhecimento. É muito usado para proteger a pele e regenerá-la.
Óleo de germe de trigo
Eis outro óleo muito rico em vitaminas, dentre as quais a vitamina A, a vitamina B1, a vitamina B2, a vitamina B3, a vitamina B6, a vitamina D, a vitamina E, a vitamina F e a lecitina. Protege a pele, combate o envelhecimento, acelera a cicatrização e é muito indicado para utilizar nas partes mais ásperas do corpo, como joelhos e cotovelos.
Nos próximos posts falo sobre os demais óleos vegetais para serem usados na pele, tá? São muitos!
Beijos
Ju Lopes