Primer é tudo para conseguir uma boa maquiagem, quem ainda não utiliza esse produto, não sabe o que está perdendo! Talvez seja esse o motivo pelo qual sua maquiagem não se assemelha nenhum pouquinho às vistas em revista, na televisão e em tutoriais. Com o acesso à internet ficou ainda mais fácil aprender a se maquiar, pois são milhares de tutoriais ensinando o passo a passo detalhado para que você consiga reproduzir o make em casa. Se você faz parte do grupo em que a maquiagem não fica igual a ensinada, a pele não apresenta o mesmo acabamento e demais diferenças, saiba que cada produto que está presente na composição da maquiagem, está lá por um motivo específico.
Este é o caso do primer, muitas pulam está etapa e começam a preparação da pele pela aplicação da base, deixando o primer total de lado. Hoje você vai descobrir que este produtinho é um dos grandes truques de maquiagem e por este motivo ele conquistou um lugar especial na bancada dos top maquiadores. É não é por nada não, mas a paixão por ele vai começar a surgir hoje mesmo!
Nessa onda de cosméticos da moda surgem uma lista enorme dos mais populares, no caminho da fama, alguns logo desbancas outros e mostram que vieram para ficar. Sempre há aquele produtinho que a gente não abre mão, do tipo que quando experimentamos saímos correndo atrás de um pra chamar de nosso, e aqui entra o primer, o produto que muda a pele de uma pessoa em poucos segundos.
Com a chegada dele no mercado, com certeza a utilização do Photoshop ficou um pouco de lado, eliminando boa parte da correção de pele. Isso por que ele tem o poder de esconder umas das imperfeições que mais incomodam as mulheres: disfarça rugas finas, poros abertos, uniformiza a tonalidade da pele, garante efeito mate nas oleosas e ainda age no aumento da durabilidade da maquiagem. É desse tipo de item que a gente gosta, uma única embalagem que proporciona várias funções benéficas ao mesmo tempo. O primer pode tanto preparar a pele para receber a maquiagem como somente deixar a pele mais bonita e com toque aveludado por conta do preenchimento dos poros, você escolhe!
É bom saber que da mesma forma em que ele pode mudar a aparência da pele para melhor, ele pode também exercer totalmente o efeito contrário. A escolha do primer correto e as formas de aplicação irão definir a boa repercussão ou não, pele craquelada, manchas e aspecto cansado podem estar entre os efeitos indesejados. Evite desastres de beauté aprendendo a usar o produto e explorar tudo o que ele pode te oferecer. A primeira dica é escolher o produto a partir do seu tipo de pele.
Qual o seu tipo?
Oleosa
O brilho excessivo é tudo o que desejamos mandar embora, por isso vale investir em primers livres de óleo (oil free). Garanta o efeito pele matificada com reaplicação do produto, após a secagem, na zona T ou nos locais em que os poros de concentram.
Normal
Escolha uma que valorize ainda mais o seu make. Una o útil ao agradável com a escolha de uma versão iluminadora.
Madura
Já pensou em um produto que pode agir como uma espécie de plástica instantânea? Sim, esse milagre existe. Adquira um que possua efeito lifting, que seja fluido e hidratante ao tempo em que trate a pele ressecada.
Acneicas
É recomendado um produto que contenha ácido salicílico na composição.
Quantidade
Lembre-se sempre que menos é mais, não caia no famoso pensamento de que mais um pouquinho do produto vai potencializar efeito e te deixar com a pele lisinha.
Colorido bem-vindo
Nem só de transparência vive este produto. As versões tonalizantes vieram super a calhar e uniformizam as peles que possuem tonalidades menos comuns e, por isso, encontram dificuldade para comprar a cor certa. A textura é o que diferencia esse do tradicional, essa é mais grossa, por isso é indicado deixar a camada secar e só então aplicar a base. Conheça a paleta de cores e descubra quem pode se jogar nessa ideia:
Laranja: para peles escuras com fundo amarelado, a exemplo da cor de oliva de Luiza Brunet.
Roxo: ideal para peles com subpigmentos amarelos, como por exemplo asiáticas e misturas de raças brasileiras
Verde: para quem tem pele avermelhada.
Ainda não há marcas nacionais que oferecem primer coloridos, então invista nas marcas recomendadas por profissionais: Smashbox e Make Up For Ever.
Aplicação
Não é necessário usar pincel para espalhar o produto no rosto, use as pontinhas do dedos com uma pequena quantidade. Pegue leve no volume de produto, caso contrário, ao invés de uma pele lisa, você terá ondulações pela cútis e efeito craquelado. Uma opção para dispensar a compra de primer para olhos e ainda para os lábios, é usar o mesmo primer nessas regiões, assim você garante a fixação de sombras e batom. Segundo alguns maquiadores, as versão para o rosto funciona da mesma forma nas outras áreas, o resto é jogo de marketing. Experimente e teste como o produto vai reagir em você mesma.
Arremate o visual
Os famosos pó translúcidos ou pó primer são os grandes responsáveis por alguns erros de make cometido pelas celebridades. Sabe aquelas marcas brancas abaixo dos olhos? Bem, ao que parece a culpa do aparecimento delas na região não é por conta do corretivo e sim pelo exagero nesse pó. Ele e ideal para finalizar e fixar o corretivo sem marcas as ruguinhas.
Indicações de profissionais
Invista em um pó translúcido profissional como HD High Definition Powder da Make Up For Ever, Pore Professional da Benefit, Pore Minimizer da Clinique.
Agora não vale mais sair por aí falando que não sabe usar o primer ou que não sabe para o que ele serve. Aposte nesse produtinho que promete grandes efeitos na pele, na maquiagem, inclusive o de deixá-la mais jovem sem plástica alguma e siga as dicas oferecidas por profissionais de beleza para utilizar tudo o que ele pode proporcionar à você.