Como falo muito de filtro solar, sempre recebo e-mails com dúvidas, e uma frequente é se acima de 30 FPS é “tudo igual”.
Como é uma dúvida geral, rende post, né? rs
O FPS (fator de proteção solar) é uma medida de TEMPO e não de quantidade de proteção.
Assim, se você leva 15 minutos pra se queimar quando não usa nenhum tipo de filtro solar, usando um filtro de FPS 15 você levaria 225 minutos para se queimar e usando um filtro de FPS 30 você se queimaria em 450 minutos.
Leia também: Precisa Usar Filtro Solar Dentro de Casa?
Saiba mais: Você Sabe Passar Corretamente o Filtro Solar?
Leia também: Maquiagem com protetor solar funciona?
Saiba mais: Como Evitar Que A Pele Descasque?
Então, não é verdade que quanto maior o FPS maior a proteção.
Isso é fácil de ser avaliado quando se sabe que um filtro solar de FPS 15 protege contra 93% dos raios UVB, enquanto que o de FPS 30 protege contra 97% e o de FPS 50 contra 98%.
A afirmação correta seria que quanto maior o FPS mais tempo se passa protegido, e isso é importante, até porque ninguém aqui tem o costume de, no dia-a-dia, reaplicar o filtro solar de tempos em tempos, por exemplo.
O FPS é importante sim, mas também é importante a quantidade e forma de aplicação, porque nós tendemos a aplicar uma camada fininha de produto, quando o correto é aplicar uma camada generosa.
Então, respondendo a pergunta: acima de 30 não é tudo igual, mas não é tão diferente assim!
Eu prefiro os de FPS mais alto, porque minha pele é sensível e porque tenho preguiça de reaplicar o filtro durante o dia. E vocês?
Beijos
Ju Lopes