Meninas,
Apreciar a vida é muito mais do que ter apenas uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. É claro que cuidar do corpo faz parte, mas é através da nossa percepção interior que damos significado para a nossa vida. Por isso, é muito importante mudarmos crenças e pré-conceitos que bloqueiam nossa percepção e nos fazem deixar de apreciar a vida de verdade.
( PARTE I )
Desapegue
Uma coisa muito importante para vivermos melhor, é praticar o desapego. É difícil desapegar das nossas crenças, do que a mídia e a sociedade impõem e do molde capitalista, que nos faz acreditar que TER é melhor do que SER.
Precisamos desapegar do material, do dinheiro, da obsessão doentia de achar que somos donos de alguém. Não digo que não podemos desejar ter uma carreira bem-sucedida e ter muito dinheiro. Mas que isso não seja vista como a única forma de encontrar a felicidade.
A idéia aqui é desapegar daquilo que é externo, dessa mania terrível que temos de achar que nossa felicidade está fora de nós. Quando desapegamos, aprendemos que o melhor amor é o amor-próprio, que felicidade vem de dentro, que mais importante do que TER é SER e se SENTIR bem consigo, com o outro e com o mundo.
Pare de reclamar e comece a agir
Nós reclamamos MUITO, já repararam? Reclamamos dos defeitos dos outros, do nosso corpo, do dinheiro que anda curto, da vida que é injusta, do emprego ruim, das poucas oportunidades, do namorado, da família, dos amigos… Reclamamos sempre e isso não leva a lugar nenhum.
Por isso, devemos aprender a agir, em vez de reclamar, a ser tolerante, paciente e compreensiva, para diminuir os atritos em nossos relacionamentos com os outros e com a vida em si. A vida não é injusta, não é nem boa nem ruim, é apenas a vida, simples assim. Tudo vai depender, na verdade, da forma como enxergamos as coisas: podemos ver apenas as rosas e nos ferir com os espinhos e podemos enxergar os espinhos e aprender a apreciar a beleza das rosas
Assim, em vez de reclamar, vamos determinar objetivos, traçar metas e pôr tudo em ação. Muitas vezes as oportunidades estão todas ai, mas como estamos enxergando através do derrotismo e das reclamações, não conseguimos enxergar e acabamos perdendo muito.
Quando agimos, a vida se torna exatamente aquilo que queremos dela. Quando pensamos positivo, quando desenvolvemos o nosso melhor, quando estamos de bem conosco, quando sabemos quem somos, a vida se torna linda e maravilhosa. E isso independe de classe social, cor, credo, política, cultura, gostos, etc.
Então, meninas, dá para perceber que valorizar a vida é, na verdade, um caminho interior, é uma jornada única e subjetiva e que deve partir de você. Abra a mente e os olhos, a vida é linda!
Beijãoo!
Amanda Carvalho ([email protected])