Cabelos, cabelos, cabelos… Quantos problemas nós temos relacionados a eles? Muitos, sem dúvida, mas um, em especial, nos deixa, literalmente, de cabelo em pé: o tal do frizz!
Tem coisa mais irritante? E, para piorar, no outono a coisa fica ainda mais complicada, independente do seu tipo de cabelo.
O frizz pode ser causado por inúmeros fatores, como o excesso ou mesmo a falta de umidade, o ressecamento dos fios, as cutículas “abertas”, a porosidade, pois tudo isso faz com que o cabelo absorva a umidade do ar e fique arrepiado. Mas não é só, pois alguns hábitos rotineiros, como esfregar a toalha nos fios, gerando atrito, também contribuem para o problema.
Hidratação e Nutrição: Tem Que Fazer!
Para evitar esse efeito nada agradável, a palavra de ordem é tratamento. Os fios precisam ser tratados para evitar que fiquem “arrepiados” e com frizz. Como se faz isso? Com uma boa rotina de hidratação e nutrição, e, em casos pontuais, de reconstrução.
Cabelo hidratado e, principalmente, nutrido, dificilmente apresenta frizz, então independente do tipo de cabelo que você tenha, é preciso tratar, e mesmo que ele seja fino, ralo e oleoso, precisa SIM de hidratação! O erro aqui é que quem tem esse tipo de cabelo tem medo de hidratar e piorar a aparência dos fios, só que basta não aplicar a hidratação na raiz que tudo funciona direitinho, entenderam?
Umidade: A Grande Vilã!
A umidade, tanto a falta quanto o excesso, é a grande vilão do frizz, então é necessário equilibrar essa balança, manter os fios hidratados, nutridos e selados, porque se o fio não estiver selado (as cutículas, aliás) a umidade interna não sai, o cabelo não perde água, e a umidade externa, que é a do ar, não penetra nos fios, causando o frizz.
Já existem muitos produtos antifrizz no mercado e eles são ótimas opções para manter o arrepiado longe, já que formam uma capa protetora que impede a perda hídrica.
O ideal é que os fios sequem naturalmente. Aplica-se um produto sem enxague de efeito antifrizz e espera-se, sem expor-se ao vento, o cabelo secar. Como quase nunca isso é possível e o secador é o melhor amigo de infância da grande maioria das mulheres, o correto é optar por um difusor, pois ele faz com que o calor do secador passe, mas não o vento.
Mas se o seu cabelo é um poço de frizz, se ele já tomou conta, nada de perder o controle que para (quase) tudo tem jeito! Alguns óleos, como o de argan, são ótimos para isso pois eles possuem a propriedade de repelir a água e, se for dos mais leves, pode ser usado no cabelo seco mais de uma vez ao dia para ajudar a controlar a e reduzir o frizz. Um óleo que eu uso MUITO quando o cabelo está “rebelde”, indomado, é o da linha AMO, da Yenzah, que é um dos melhores óleos capilares que usei e tem o preço bem bom (P.S.: para mim é melhor que o de argan da Moroccanoil!).
Beijos
Ju Lopes