Benefícios das Frutas Vermelhas Para Saúde

Além de muito saborosas, as frutas vermelhas são excelentes para a saúde, já que são ricas em nutrientes benéficos que ajudam a proteger o organismo contra vários tipos de doenças, como o câncer, as doenças cardiovasculares e, ainda, previnem o envelhecimento.

Isso acontece porque elas são altamente antioxidantes, já que são fontes ricas de antocianidinas, o que significa que combatem os radicais livres, evitando doenças, melhorando a memória, a visão  e deixando a pele e as células mais jovens.

Quais frutas são essas? São muitas, como o morango, a uva vermelha, a ameixa, a melancia, a acerola, a amora, a framboesa, o mirtilo e o cranberry.

A uva vermelha ainda tem o benefício de ser rica em resveratrol, substância que beneficia a circulação e protege o organismo de doenças cardiovasculares.

frutas-vermelhas-quai-são

O morango, por sua vez, é muito rico, também, em vitamina C, o que protege o sistema imunológico, ajuda na melhora da pele e combate a fragilidade óssea. Contém, ainda, ácido elágico, que é muito bom para a formação do colágeno.

Além disso, se consumido em conjunto com um alimento que seja fonte de ferro, ajuda na absorção desse mineral, o que beneficia o organismo e afasta a anemia. O mesmo acontece com a acerola, a goiaba e demais fontes de vitamina C, e é por isso que se diz que essas frutas combatem a anemia.

O mirtilo, também conhecido como blueberry, é uma fruta pouco consumida e conhecida aqui no Brasil, mas é rica em vitamina C, em antioxidantes e faz muito bem ao cabelo.

O gold berry, que vem sendo bastante divulgado de uns tempos para cá, tem tanta vitamina C que a sua concentração equivale a de 500 laranjas, além de ser a mais poderosa, a mais antioxidante e a que ajuda bastante no combate ao câncer.

Uma pesquisa recente, publicada no The Huffington Post, demonstrou que essas frutas podem, ainda, ajudar na limpeza de proteínas tóxicas ao cérebro. Esse estudo, que foi apresentado no  encontro de Biologia Experimental de 2013, mostrou que os cérebros das cobaias que consumiram mirtilos por um período de 60 dias eram mais resistentes contra a radiação.

Além disso, descobriu-se que o consumo dessas frutas estava relacionado a autofagia, que  é um processo pelo qual o cérebro passa para se livrar de proteínas tóxicas acumuladas, de onde se conclui que os nutrientes presentes nessas frutas são os responsáveis por essa tarefa.

Os resultados desse estudo são muito significativos, pois várias doenças cerebrais, como o mal de Parkinson e o Alzheimer estão relacionadas com o acúmulo de toxinas no cérebro.

Agora, os estudos estão sendo feitos em idosos para avaliar se os resultados são semelhantes aos proporcionados nas cobaias.

Vale lembrar que o ideal é consumir essas frutas, todas elas, in natura, e não em sucos ou em cápsulas, porque, por exemplo, quando é feito o suco, perde-se muitos nutrientes, como as pectinas, que são as fibras solúveis que ajudam- e muito – na redução do mal colesterol e regulam o trânsito intestinal.

Muitas dessas frutas são difíceis de serem encontradas por aqui, mas outras são acessíveis para a grande maioria da população. Vale investir!

Benefícios das Frutas Vermelhas Para Saúde
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.