Um bálsamo para os fios!
Depois dos posts de hoje, deu pra perceber que o óleo de tea tree (melaleuca) é um verdadeiro achado, né?
Além de ser indicado para uma infinidade de problemas, o tea tree é uma benção para os cabelos.
Combate a caspa, a seborreia e a queda capilar!
Inúmeros estudos em todo o mundo constataram os benefícios do óleo de tea tree no tratamento da caspa, seborreia e oleosidade capilar.
Esses benefícios derivam do amplo efeito do óleo de melaleuca em eliminar fungos, bactérias e microorganismos associados a estes problemas.
Acredita-se que o esse óleo recupere os fios e combata a queda capilar, o que me parece obvio, já que uma das causas da queda é a obstrução dos folículos pelo excesso de sebo e resíduos.
Sabe-se, ainda, que o óleo de tea tree fortalece os fios, equilibra a produção sebácea no couro cabeludo, proporciona brilho e estimula a circulação sanguínea local.
É um óleo não tóxico e bem tolerado, mas é preciso fazer um pequeno teste na pele antes de usar, porque algumas pessoas são sensíveis a este óleo e podem apresentar alguma dermatite com o uso.
Receitinha boa!
Já existem centenas de produtos industrializados à base de óleo de melaleuca, mas é possível também manipular shampoos e loções com esse óleo.
Uma fórmula muito utilizada para tratar o couro cabeludo oleoso e a caspa é a seguinte:
- Óleo de Melaleuca 1%
- Octopirox 2%
- Shampoo base qsp 200 ml
Mas, pra quem tem o óleo em casa, basta misturar 4 gotas de tea tree em um pote de shampoo neutro.
Outra opção bastante utilizada para tratar a caspa e a seborreia é adicionar 2 gotas de óleo de tea tree em 1 litro de água e usar como último enxágue.
Experimentem e voltem pra contar!
Beijos
Ju