Muitas meninas pedem pra fazer posts no estilo “Top 5”, pra mostrar os principais posts do blog sobre determinados assuntos e achei a ideia bem legal, sobretudo porque, assim, vocês podem ter acesso a muitos conteúdos interessantes sem ter o trabalho de procurar!
Resolvi que o sábado será o dia do “Top 5” , que pode variar de número, dependendo do assunto.Pra começar, caspa, uma praga que está presente na vida de muita gente e que piora no outono e no inverno.
Esse post é bem interessante e mostra, de forma clara, o que é a caspa, quais são as suas causas, como controlá-la e, por fim, quais os cuidados básicos para evitá-las.
Já no começo do top 5 é muito importante salientar que apesar de não ter cura, a caspa pode ser controlada, e ,conforme expliquei no post, “o ideal é, inicialmente, procurar um dermatologista, que é quem pode dizer, com precisão, os motivos pelos quais você provavelmente tem o problema e receitar os produtos adequados. Contudo, sabe-se que shampoos e loções com ativos como o cetoconazol, o piritionato de zinco, a sulfacetamida sódica, o enxofre, o ácido salicílico e o octopirox, por exemplo, ajudam a contornar o problema. Nos casos mais graves, o uso de loções que contenham substâncias como corticosteroides ou a sulfacetamida são indicados, e em casos de caspa gordurosa, com formação de crosta no couro cabeludo, é essencial o uso de produtos como, por exemplo, os caratolíticos, que ajudam na remoção das crostas”.
2- Combata A Oleosidade, a Queda e a Caspa Com O Óleo de Tea Tree
Como vocês bem sabem, eu sou natureba e faço uso constante dos óleos essenciais, e um que é maravilhoso para tratar a caspa é o óleo de Tea Tree que, conforme expliquei no post, tem resultados comprovados por vários estudos.
“Inúmeros estudos em todo o mundo constataram os benefícios do óleo de tea tree no tratamento da caspa, seborreia e oleosidade capilar. Esses benefícios derivam do amplo efeito do óleo de melaleuca em eliminar fungos, bactérias e microorganismos associados a estes problemas.”
Nesse post coloquei, ainda, uma receitinha ótima para combater a caspa. Vale conferir!
3-Tea Tree, O Óleo Magia! (Parte 2)
Nesse post explico como usar e os cuidados antes de comprar o óleo de tea tree, porque não é qualquer óleo que pode ser usado e alguns cuidados precisam ser tomados, pois, como expliquei anteriormente “Óleo essencial só serve se for puro, se for misturado, se for essência, não serve, não vai adiantar e você vai jogar dinheiro fora”.
4- Shampoos Manipulados Para Cabelos Oleosos e Com Caspa
Que eu sou a rainha dos manipulados, que são mais baratos, vocês já sabem, né?
Pois bem, nesse post tem q receita de vários shampoos que combatem a caspa para serem manipulados. São cinco fórmulas diferentes, e é só escolher a que melhor se adapte a seu bolso!
5- Cetoconazol: Shampoo Anticaspa
Pra quem quer uma coisa rápida, prática e eficiente, nada melhor que esse shampoo de cetoconazol, que é ” um dos mais potentes ativos para combater a caspa, já que sua atividade antimicróbica combate os fungos causadores da bendita”.
Beijos
Ju Lopes