O 5HTP é extraído de um legume originário do oeste da África, o griffonia simplicifolia, e há mais de trinta anos é estudado em inúmeros países devido sua ação redutora da fome, que ocorre porque o 5HTP favorece a liberação da leptina, o hormônio da saciedade.
Além disso, essa substância melhora a qualidade do sono, combate a insônia, alivia dores em geral e combate os sintomas da TPM ( tipooo, tudo na minha vida!!!).
Vale lembrar que o 5HTP é encontrado também, em quantidades mínimas, em alimentos protéicos.
Tudo bem que poderiam ter inventado um nome mais bonitinho, mas ao 5HTP, que significa 5 hidroxitriptofano, age da mesma forma que o triptofano, substância que é precursora da serotonina, aquele neurotransmissor que é o responsável pela sensação de bem-estar e de felicidade.
A diferença é que o 5HTP é mais potente, pois ele sai da corrente sanguínea mais facilmente em direção ao cérebro, onde turbina a síntese da serotonina no sistema nervoso central.
Quando a serotonina está alta, o humor melhora e isso é outro ponto a favor do 5HTP, porque com bom humor é muito mais fácil encarar as desventuras e restrições de uma dieta de perda de peso.
Além de garantir uma melhora no humor, a alta da serotonina minimiza os ataques de gula e a compulsão alimentar, que é associada a falta desse neurotransmissor no cérebro.
É certo que o 5HTP ajuda a na redução do peso e na redução da vontade de comer, sobretudo doces e carboidratos, mas não pode ser usada por quem toma antidepressivos, por lactantes e gestantes.
A dose recomendada vai de 50 a 100mg duas vezes ao dia, sendo que doses maiores podem causar náuseas, vômitos e danos hepáticos.
A embalagem com 30 cápsulas custa 55 dinheiros. O que é razoável levando-se em conta que promete, além de emagrecer, me deixar feliz e amenizar os sintomas da TPM, aqueles que me fazem surtar!
Fiquei super curiosa e com muita vontade, mas não sou muito a favor de nada que atue no sistema nervoso, sabe? Alguém aqui já tomou?
Beijos
JU