O que diferencia o arroz branco do arroz integral é uma “linha” tênue. Ou melhor, uma casca bem fina. Só isso? Não! Tudo isso!
Como assim? É que essa simples casquinha proporciona centenas de benefícios para o organismo e para a beleza, pois, além de ser amigo da saúde, o arroz integral combate o acúmulo de gordura abdominal.
Quando a gordura abdominal, a mais perigosa, é reduzida, as células de gordura “murcham”, e isso é bom para o coração, já que há uma menor quantidade de inflamação das artérias.
Sim, mas quais os motivos para tamanha diferença entre o arroz normal e o integral?
A diferença é que o arroz integral é rico em fibras, principalmente, o que ajuda a regular o funcionamento intestinal, elimina as toxinas do organismo e reduz a quantidade de açúcar e de gorduras absorvidas. Como as fibras saciam mais, já que se forma uma espécie de gel que parece “preencher” o estômago, sente-se menos fome, come-se menos e emagrece-se mais.
Além disso, as fibras presentes no arroz integral ajudam no controle da diabetes, já que o açúcar consumido nos alimentos demora mais a ser absorvido, o que ajuda no controle da insulina.
Como se não bastasse, o arroz integral ajuda a evitar o aparecimento de tumores, sobretudo o de mama, que ataca milhões de mulheres em todo o mundo.
Só que essa casquinha fina não possui apenas fibras, mas sim, e também, muitos nutrientes essenciais para o nosso organismo, como as vitaminas do complexo B, o fósforo, a metionina, o cálcio, o ferro e também as proteínas.
Dentre as vitaminas do complexo B, destaca-se a vitamina B1, que ajuda a proteger o sistema nervoso.
Para as “neuróticas com a beleza” (presente!), aqui vai uma notícia boa: a metionina, aminoácido presente no arroz integral, é muito benéfica para a pele, o cabelo e as unhas, sendo indicado, inclusive, para combater a queda capilar.
Outra substância presente no arroz integral, e da qual pouco se fala, é o orizanol, que existe apenas nesse tipo de arroz e consegue o feito de aumentar o bom colesterol e reduzir o colesterol ruim.
No mais, o arroz integral também contém vitamina E, um potente antioxidante, e alguns compostos fenólicos, o que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, de inflamações e também de tumores.
Por não conter glúten, é um alimento de fácil digestão e que pode ser consumido pelos celíacos.
Mas, apesar de todos esses benefícios, não dá para exagerar, pois ele também é calórico, praticamente nas mesmas proporções que o arroz branco.
Muita gente evita o arroz integral por causa da cor, porque parece que ele é sujo (mainha diz isso todo dia! Rs) e do sabor, mas se bem temperadinho, ou feito com cenoura ralada, alho ou brócolis, por exemplo, esse tipo de arroz fica bem mais gostoso do que o arroz branco, que não tem gosto de nada (detesto, de verdade, e chamo de “acompanhante mala”, aquele que tá presente só para enfeitar e aumentar o teor calórico, porque gosto mesmo não tem nenhum!).
Beijos
Ju Lopes