Quatro Alimentos Que Você Precisa Consumir!

É fato que a nossa dieta é pobre em nutrientes e rica em tudo o que não presta. E não tem desculpa para isso, porque os melhores alimentos, não raras vezes, são extremamente baratos, a exemplo de quatro que falarei agora, que além de baratos, são nutricionalmente ricos e fazem um bem danado para a nossa saúde.

Inhame

Dessa lista de alimentos que “precisamos consumir”, o inhame é o único que faz parte da minha dieta, que como direto, porque ele é uma delícia para comer no café da manhã com um café bem quentinho.

Esse eu como porque, dizem por aqui, “afina o sangue”, e eu não lembro exatamente o motivo, mas quando era criança tive algum problema, e minha vó disse que tinha que comer inhame para “afinar o sangue” e evitar o problema. Se é verdade ou não, não sei, mas continuo comendo! rs

O fato é que o inhame é muito rico em proteínas, assim como em carboidratos, fibras, fósforo e potássio, que ajudam a manter a memória tinindo, a garantir energia para que o organismo funcione e a evitar doenças como artrite e osteoporose, por exemplo.

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Quem não gosta do inhame cozido in natura pode usá-lo para fazer pães, purê (delícia!) e biscoitos que substituem com louvor muitos alimentos “do mau” que consumimos.

Lentilha

Alguém aqui lembra da existência da lentilha depois das festas de natal e ano novo? Porque né, quando é para colocar na mesa da ceia com o intuito de ter fartura todo mundo lembra, mas depois, quase todo mundo esquece!

Mas, quem bem sabe se joga na lentilha o ano todo, pois ela contém altos teores de proteína vegetal, de fibras, de vitaminas e de minerais, como o ferro, por exemplo, o que ajuda na cicatrização dos tecidos, na formação de massa muscular e na saciedade.

Acelga

Lembro de uma fase que usava acelga para fazer suco para tomar em jejum, misturada com limão e salsão, porque me disseram que era bom para eliminar os líquidos retidos. É, eu sou um perigo, o povo vai ensinando as coisas e eu vou fazendo…Juízo, cadê você?

A acelga possui bastante fibras, vitamina A, vitamina C e substâncias que ajudam na regeneração das células pancreáticas, lá onde se “fabrica” a insulina, sendo indicada para ajudar no controle da diabetes e na proteção do fígado.

O bom é que pode-se aproveitar tanto as folhas quanto o talo, ela é pouco calórica e ainda proporciona uma maior sensação de saciedade. Ou seja, para incluir no cardápio já!

A parte ruim? Quem tem tendência a ter cálculos renais precisa consumir com moderação, já que  a acelga é rica em oxalato, que, quando se liga ao cálcio pode acabar formando as temidas pedras nos rins.

Rabanete

Alguém aqui já comeu ou sabe o que é um rabanete? É aquele “trocinho” rosinha e branco que, além da cor fofa, faz um bem danado pra saúde! É que ele turbina o sistema imunológico, melhora o funcionamento do sistema digestivo e faz uma verdadeira faxina nas vias respiratórias.

Além disso, é rico em vitaminas e minerais, sobretudo em magnésio e potássio.

Beijos

Ju Lopes

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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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