in

Macadâmia: Rejuvenesce e Protege a Sua Saúde

Eu sempre fui apaixonada por macadâmia, uma coisa que não é fácil de achar aqui em Jee, e basta lembrar do gosto do sorvete de macadâmia com gengibre, a oitava maravilha do mundo, para começar a salivar de vontade… Tão bom!

Hoje lembrei, fiquei com vontade (MUITA) e lá fui pesquisar os benefícios da macadâmia, para ver se parava com a “salivação”. rs

Pelo que consta em sociedades especializadas, como a Sociedade Australiana de Macadâmia, a Associação Brasileira de Macadâmia e em estudos divulgados pelo Medical News Today, a macadâmia é rica em proteína, em potássio, em cálcio, em gordura monoinsaturada e contém pouca gordura poli-insaturada (em média 4g dessa gordura para cada 100g da noz crua). Além disso, é isenta de colesterol, o que, por si só, já é muito bom!

Já existem centenas de estudos sobre as propriedades medicinais da macadâmia e os resultados vêm apresentando dados positivos, já que se sustenta que ela reduz o risco de inflamações, reduz o colesterol ruim e, mesmo sendo calórica, ajuda na perda de peso.

Além do elevado teor de gorduras “do bem”, superior até ao teor do azeite de oliva, a macadâmia é altamente antioxidante (amei mais ainda!), o que significa que combate a ação dos radicais livres e, consequentemente, evita o envelhecimento tanto da pele como dos órgãos internos.

Captura de tela inteira 21042013 183504

Sim, a macadâmia rejuvenesce (quero toneladas já!), mas também é amiga da saúde, pois faz  bem ao coração, reduzindo o risco de doenças cardíacas e reduzindo os níveis do colesterol ruim.

Falando isso, estudos divulgados no Medical News Today revelaram que quando comparada com a dieta ocidental, o estudo feito com a macadâmia para em grupo de pessoas com níveis de colesterol mais alto, que não consumiam qualquer tipo de remédio para reduzir a absorção de gorduras e, além disso, mantinham a pressão sanguínea normal, demonstrou que esse grupo de pessoas, que durante cinco semanas incluiu a macadâmia na dieta, teve uma redução no colesterol ruim, dos níveis gerais de colesterol e também dos triglicerídios.

A parte ruim? Elas são calóricas… Em cerca de 30g se tem 210 calorias. A outra parte ruim? O preço por aqui não é lá muito baixo, sabe? Tá custando mais que o tomate na semana passada (p.s: vocês viram Ana Maria Braga com um colar de tomates? Rycahhhh ela! hehehe). Aqui em Jee, quando encontro, pago 12 Dilmas em um pacotinho de 100 gramas, mas como aqui é tudo mais caro, acredito que em outros locais não seja tão caro assim.

Ah, mas vale lembrar que para se beneficiar com as propriedades da macadâmia é preciso consumi-la de duas a três vezes na semana, o que não é nada difícil, porque além de gostosa para comer in natura, dá para acrescentar em sorvetes (eu quero!), em bolos, em saladas, em biscoitos, com iogurtes e similares.

Ou seja, dá para acrescentar em pratos doces ou salgados e também carregar na bolsa para quando a fome atacar no meio do dia (sim, eu faço isso, eu carrego um pacotinho lacrado na bolsa!).

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Quais alimentos melhoram o colesterol?

Quatro Alimentos Que Você Precisa Consumir!