Quais alimentos melhoram o colesterol?

Colesterol é uma palavra que assusta. Quando o médico pede exames e o resultado é uma taxa de colesterol maior que o normal, qualquer pessoa fica preocupada. É impossível não ficar atenta ao resultado do exame: colesterol alto precisa ser tratado para que doenças relacionadas ao coração, inclusive um infarto, sejam evitadas. E, nesta luta contra o índice alto de colesterol no organismo, está a mudança de hábitos alimentares. Isso é para ontem, amiga!

Com a ajuda da alimentação, quando ela é equilibrada e saudável, tem como não só tratar colesterol alto, como também prevenir este male e todos os problemas cardiovasculares que ele apresenta. Caso contrário, em pouco tempo você estará gastando dinheiro em remédios que dificilmente vão sair da sua rotina. Quando se fala em mudança de hábito relacionado à comida, a primeira ação que você deve tomar para diminuir o nível de colesterol alto no organismo é trocar todos os pães, massas e alimentos feitos com farinha de trigo, farinha branca, por alimentos feitos com farinha integral.

Isso porque a farinha integral tem muita fibra, que vai agir como um antioxidante e eliminar as toxinas acumuladas no organismo. Além disso, a farinha integral também melhora o nível de açúcar no sangue e, assim, diminui taxas de gordura também. A fibra presente nos alimentos integrais ajuda a melhorar o intestino e também aumenta a saciedade ou seja, ela tira a fome e também ajuda o corpo a desinchar, sendo uma superaliada no emagrecimento.

colesterol

Quando você diminui o índice de massa gorda ou gordura acumulada no organismo, está interferindo na taxa de colesterol, que também diminui. Por isso a importância de comer alimentos saudáveis, ricos em fibras e vitaminas. Perder peso é uma questão de ganhar saúde quando se trata de colesterol alto. A recomendação dos nutricionistas para o café da manhã, por exemplo, é sempre optar por um sanduíche de pão integral com queijo branco, peito de peru e requeijão (um pouquinho!) light. Além de uma porção de fruta e um copo de leite desnatado.

Sempre manter a rotina de comer a cada três horas também é outra forma de melhorar o funcionamento do organismo. O metabolismo continua acelerado e queimando mais calorias. Prefira lanches feitos com frutas, vitaminas e sucos naturais. Nada de pastel assado, pastel frito, coxinha ou um pacote de bolacha recheada. Na hora de tomar suco, a dica é escolher o suco natural de uva, que ajuda a amenizar o nível de colesterol alto. Isso porque ele tem resveratrol na composição. Este ingrediente natural aumenta o nível de colesterol bom do organismo. A recomendação é sempre tomar o natural para ter esses benefícios.

Assim como o suco de uva, que tem uma tonalidade roxa, alimentos da mesma cor também melhoram o índice de colesterol bom do corpo. Esses alimentos, como berinjela, repolho roxo e a própria uva, contêm a antocianina, que dá a cor aos alimentos, mas que também é um antioxidante natural, que elimina as toxinas e radicais livres do corpo, baixando o nível de colesterol ruim.

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Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

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