Quais alimentos evitam a acne?

alimentos acne

Quais alimentos evitam a acne?

Alimentos Que Combatem a Acne e a Oleosidade!

Você dorme bem, acorda no horário e, quando se olha no espelho, a surpresa: uma espinha bem no nariz ou no meio da testa. Pior: uma inflamação maior ainda, mais conhecida como acne. A acne é uma inflamação dos poros da pele que ficam entupidos com muita oleosidade e bactérias. Essa sujeira que entope os poros e causa a inflamação, como acne, espinhas e cravos, pode vir do excesso de maquiagem, da poluição, da alimentação e também de outros cremes e produtos que você costuma usar.

Isso não significa que é para você não usar mais esses produtos, apenas escolher os de boa qualidade e também realizar sempre uma boa e profunda limpeza em todo o rosto. Além destes cuidados em manter a pele protegida e limpa, principalmente na hora de dormir, a alimentação está totalmente relacionada à questão da pele saudável. Quando você consome muitas comidas gordurosas, sem vitaminas e nem minerais, abastecem seus poros com gordura. Consequência disso: poros inflamados.

Para começar, muita água. Ela consegue limpar a pele, eliminar as toxinas acumuladas no organismo, remover o excesso de oleosidade das células e consegue, também, manter o corpo e a pele hidratados. A pele hidratada tem muito menos chances de inflamar e criar acnes e espinhas. Já a pele desidratada, fica mais frágil, tem mais chances de inflamar, de ficar manchadas e também vai ficar menos uniforme e mais ressecada. Dois litros de água por dia são suficientes para manter a pele limpa, hidratada e longe das temidas espinhas, cravos e acnes.

Além da água, uma caprichada dose de vitamina A ajuda a manter a pele hidratada. Ela tem uma ação antioxidante, ou seja, consegue limpar as toxinas acumuladas e também consegue promover uma renovação celular, ajudando as células a se manterem forte e hidratadas. Você encontra vitamina A nas frutas, como melão, manga, mamão papaia, e verduras, como cenoura, brócolis, espinafre, ervilha e beterraba.

Na categoria das vitaminas, entram também as vitaminas C e E. Elas fortalecem as células da pele, ajudam a manter a pele uniforme e sem manchas. A vitamina C aumenta muito a produção de colágeno, deixando a pele mais durinha e tonificada. É encontrada em frutas como laranja, mamão, limão, cenoura. E a vitamina E também ajuda a eliminar as toxinas acumuladas e aumenta a resistência das células. Esta vitamina é encontrada em nozes, abacate, folhas verdes, vegetais escuros, azeite de oliva e sementes de girassol.

Quanto melhor e mais equilibrado for seu cardápio, menos espinhas, acnes e cravos aparecerão na sua pele. E o zinco faz parte dos nutrientes que ajudam nesse processo. Ele age como um poderoso anti-inflamatório e antioxidante, ou seja, ele limpa o rosto e expulsa as toxinas, resíduos e também impurezas que colaboram com a inflamação da pele. O zinco, quando chega no organismo, também consegue acalmar a pele, deixando as camadas menos irritadas e menos propensa à inflamação. O zinco é encontrado nas ostras, na castanha-do-pará, nos frutos do mar e no gérmen de trigo.

Lista dos principais alimentos e vitaminas para combater a acne

1- Zinco:  possui ação anti-inflamatória e auxilia no controle da acne, podendo ser encontrado em ovos, frutos do mar, levede de cerveja e semente de abóbora.

2- Cromo: reduz a resistência à insulina, o que é essencial, e está presente nos cereais integrais e também na uva.

3- Selênio: encontrado em abundância na  castanha do Pará, ele   é uma fonte rica  de antioxidantes e auxilia na cicatrização.

4- Vitamina C: essa é uma vitamina essencial, já que protege a pele devido sua ação antioxidante. Pode ser encontrada nas frutas cítricas, na acerola, no morango, no tomate, na goiaba e no brócolis, por exemplo.

5- Vitamina E: presente nos cereais integrais, na castanha e no espinafre, essa vitamina neutraliza a ação dos radicais livres, responsável pelo processo inflamatório da acne. Por esse motivo, aliás, que alimentos antioxidantes são essenciais para quem possui acne.

6-  Vitaminas do complexo B: a vitamina B2, que pode ser encontrada no ovo, nos legumes e no levedo de cerveja auxilia no controle da oleosidade, enquanto a vitamina B5 ajuda na redução da secreção do sebo, sendo que suas fontes são o brócolis e a semente de girassol. A vitamina B6, por outro lado, ajuda a regular o metabolismo hormonal, sendo encontrada na carne vermelha e nos cereais integrais.

7- Vitamina A e Betacaroteno: ambos ajudam a reduzir a produção de sebo e são essenciais para a saúde da pele.

8- Ômega 3: é gordura sim, mas gordura das boas, pois possui ação anti-inflamatória, indispensável nos casos de acne.

9-  Fibras: as fibras fazem uma faxina interna e elimina do organismo as toxinas acumuladas, o que ajuda demais a pele. Por isso, se joguem na aveia, nas frutas com “bagaço” e nos alimentos integrais.

10- Soja: a proteína da soja possui uma substância de estrutura química muito parecida com a do estrógeno, ajudando na redução da atividade das glândulas sebáceas.

11- Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, já que o lúpulo pior aos quadros de acne.

12- Por fim, bebam muita água e  mantenham o organismo bastante hidratado, pois isso ajuda na liberação das toxinas.

Outro detalhe é que só uma alimentação saudável não mudará tudo. Por isso, você deve aliar outros tipos de tratamentos para que a pele fique bela. Saiba que se seu problema em relação à acne por muito grande, você deve se tratar com medicamentos. Caso contrário o problema pode persistir. As dicas que demos servem como prevenção da acne, então, se o problema já está muito grande, procure um dermatologista.

Além disso, você precisa saber se esses alimentos podem fazer parte de sua dieta e se você não tem alergia a nenhum deles, para que possam ser aliados e não problemas. Alie também o exercício físico e o uso constante de protetor solar e, nos casos de ficar mais tempo exposta ao sol, lembre-se da importância de um chapéu.

Deixe seu comentário