Associar a alcachofra com a culinária é comum. Difícil é acreditar que ela pode emagrecer até um quilo por semana quando associada a um cardápio equilibrado. Sim, amiga! Estamos falando do chá de alcachofra que é usado na perda de peso. Ele é altamente diurético e elimina os líquidos retidos, além de ajudar o corpo a desinchar e ficar mais sequinho. Os benefícios do chá de alcachofra não param por aqui: ele também atua como desintoxicante, colocando as toxinas do organismo para fora, proporcionando uma limpeza geral no corpo. “Ele auxilia na absorção e remoção da gordura acumulada”, afirma a nutricionista Paula Castilho, do Sabor Integral Consultoria em Nutrição.
O chá de alcachofra é rico em colagoga. O nome esquisito quer dizer que o líquido aumenta a produção da bile, que é um auxiliar do fígado na hora de fazer a absorção da gordura que ingerimos. Quando você toma o chá, está produzindo mais esse bile e mais gordura estará sendo digerida e colocada para fora do corpo. “Não existem estudos que comprovem que o chá de alcachofra emagreça, o seu efeito é mais focado para a limpeza do fígado e redução do colesterol ruim. Quando isso acontece, associado a uma dieta equilibrada, a mulher perderá peso”, afirma a especialista que respondeu outras questões sobre o chá. Confere:
– Como ele age no organismo?
O chá de alcachofra é rico em vitaminas do complexo B e vitamina A, que são essenciais para a desintoxicação do corpo e a expulsão da gordura e das toxinas armazenadas. O seu uso deve ser de 500 ml por dia, em um tratamento de três meses. O ideal é tomar entre as refeições.
– Por que ele ajuda na dieta?
Por ser rico em antioxidantes, o chá de alcachofra consegue combater os radicais livres que são, em sua maioria, produzidos por uma alimentação rica em gordura, como frituras. Por isso, ele ajuda na redução de colesterol e a eliminar esse excesso acumulado.
– Qual a orientação de uso?
O ideal é ingerir 500 ml todos os dias, gelado ou quente, durante três meses. Depois pode fazer um intervalo de um a dois meses e começar a tomar novamente.
– Existe cápsulas também. Elas ajudam no emagrecimento?
Sim, o composto da alcachofra ajuda, porém nada adianta se o consumo de água não for de no mínimo dois litros por dia. Elas podem ser encontradas nas farmácias de manipulação ou em lojas de alimentos naturais, assim como o chá.
– Qual a diferença entre a cápsula e o chá?
Nenhuma, a diferença está no incentivo do consumo de água.
– Como a cápsula age?
Ela libera seus compostos no estômago e cai na corrente sanguínea. O fitoterápico age no fígado e faz a limpeza, como acontece no chá.
– Qual o cardápio que a leitora pode seguir para emagrecer com mais facilidade?
Um cardápio mais desintoxicante, nos lanches intermediários consumir mais frutas e fibras como farelo de veia, iogurtes naturais ou sucos com gelatina.
– Qualquer pessoa pode tomar o chá?
Crianças e pessoas com problemas renais devem evitar, o ideal é procurar um nutricionista para a prescrição adequada!