Estudos realizados na Universidade de Melbourne, na Austrália, em conjunto com ao Hammersmith Hospital, de Londres, na Inglaterra, demonstrou que um determinado grupo de pessoas que sofreu uma redução de 10% de seu peso corporal com dietas restritivas passaram por mudanças hormonais que aumentaram a fome dessas pessoas, sendo que um ano após o estudo, os participantes da pesquisa haviam recuperado a metade de todo o peso perdido.
A razão para esse fato está relacionado com a leptina. A leptina é um hormônio que avisa ao cérebro quanta gordura corporal existe, e como nos participantes que perderam peso drasticamente os níveis de leptina caíram dois terços de forma rápida, o metabolismo desacelera e o apetite aumenta. Para que isso não aconteça, é preciso que a redução de peso seja feita de forma controlada e equilibrada, portanto, se quer perder peso e manter o peso perdido, a primeira regra é fazer de forma ponderada.
Outra coisa muito importante é manter a rotina de exercícios adotada durante a dieta. Os exercícios físicos ajudam a emagrecer e a manter a saúde em dia, e são fundamentais no pós-dieta, para manter o metabolismo funcionando corretamente e evitar o efeito sanfona. Além disso, a atividade física reduz a ansiedade, fator que eleva, e muito, o peso.
Não se esqueça de manter o organismo hidratado, que é um fator de fundamental importância para a manutenção do peso. Aposte na água, na água de coco, nos sucos de frutas naturais e nos chás, tudo sem açúcar, é claro. Refrigerantes e sucos industrializados devem ser, no mínimo, evitados.
Esqueça os antigos hábitos. Nada de se jogar no fast food, nos doces, nos refrigerantes e nas gordices todos os dias. Isso não significa, contudo, que mais nunca na vida você vá tomar seu sorvete preferido. Significa, tão somente, que isso deve ser reservado para um único dia, o chamado “dia livre”, em que se pode quase tudo.
Não se esqueça, também, de fracionar as refeições, e manter na bolsa, no carro e na gaveta do escritório algum alimento pouco calórico e saudável, que possa, nos momentos de fome ou de gula, aplacar a vontade.
Não coma com pressa, não se alimente em frente à TV ou ao computador. Faça da refeição um ritual, mastigue devagar e sinta o sabor do alimento. Lembre-se de comer para alimentar o seu corpo e não para acalmar a sua ansiedade.
Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, presentes nos alimentos integrais, nas frutas e nas hortaliças. Elas aumentam a sensação de saciedade, evitam os ataques de gula, reduzem a absorção de gordura e mantêm o intestino funcionando corretamente, além de fazer uma verdadeira faxina no organismo, livrando-o das toxinas.
Procurem fazer refeições mais naturais, evitando os enlatados e os alimentos ricos em sódio, que retêm líquidos e incham. Além disso, se alimentem de três em três horas, pelo menos, e preste atenção no que você está ingerindo.
Alimentos que aceleram o metabolismo são sempre bem-vindos e ajudam sim, a manter o peso que foi perdido.
Beijos
Ju Lopes