in

Cortar Gorduras ou Carboidratos, O Que É Melhor?

Na guerra para emagrecer há quem sustente que o segredo é abolir os carboidratos (a famosa dieta da proteína, de Dukan, dentre outras). A corrente mais “saudável”, digamos assim, sustenta exatamente o contrário, que é preciso cortar as gorduras, que fazem mal e engordam. O que, afinal, é verdade? Qual é a melhor opção?

Partindo da lógica, tanto a dieta pobre em carboidrato quanto a pobre em gorduras ajuda a emagrecer, desde que a balança calórica seja negativa. Ou seja, desde que o gasto seja maior que o consumo calórico.

Pesquisas recentes, entretanto, provam que tanto a dieta pobre em gorduras quanto a dieta pobre em carboidratos apresentam resultados similares na quantidade de peso perdido e na redução do colesterol ruim, o que é uma surpresa, já que muitos estudiosos sustentam que uma dieta rica em proteínas e gorduras aumenta o risco de problemas cardiovasculares.

085_059alimentos

Um estudo feito na Universidade de Temple, na Philadelphia, EUA, acompanhou 307 obesos divididos em dois grupos, sendo que um grupo seguiu uma dieta pobre em carboidratos (a dieta da proteína) e o outro uma dieta pobre em gorduras.

No primeiro ano de estudo notou-se que os dois grupos tiveram uma redução de peso similar, numa média de 10 quilos, e no segundo ano a perda de peso chegou a média de 7 quilos para os dois grupos. Daí conclui-se que, em termos de peso, os resultados foram basicamente iguais.

O que difere, no entanto, são os resultados quanto à saúde! No início do estudo, o grupo que ingeriu menos carboidratos e mais gorduras apresentou um aumento do LDL, o colesterol ruim, enquanto que o grupo que seguiu a dieta pobre em gorduras apresentou uma redução do colesterol ruim, com queda média de 10mg.

Acontece que, ao final do segundo ano, os dois grupos apresentavam resultados semelhantes na redução da taxa do colesterol ruim, nas taxas do triglicérides e da pressão. Além disso, para o grupo que reduziu o consumo de carboidratos e aumentou o de proteínas e gorduras, ouve um aumento de 8mg/dL do bom colesterol, o HDL, enquanto que o grupo que consumiu mais carboidratos e menos gordura teve um aumento médio de 5mg/dL. Ou seja, a dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos ainda parece ser ligeiramente melhor do que a pobre em gorduras, já gerou o aumento do bom colesterol.

Esse tipo de estudo é muito importante para que se possa quebrar alguns mitos, como o de que a dieta da proteína é mais eficaz para perder peso e pior para a saúde, enquanto a que corta gorduras seria melhor para a saúde, mas não provocaria uma perda de peso acentuada.

Em termos de dieta o que vale mesmo é fazer aquilo que você consiga sustentar, que você consiga manter não apenas a curto prazo, mas, principalmente, a longo prazo, porque é algo que você terá que fazer para o resto da vida, já que, voltando aos hábitos antigos, o excesso de peso volta junto!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Dieta: O Que Não Funciona

Cremes Anti-Idade Funcionam Mesmo?