Fiquei surpresa, ou melhor, em choque, com a quantidade de gente que se demonstrou curiosidade com a abstenção de carne e a dieta vegetariana, e já que vocês gostaram, vamos falar muito sobre isso, né?
Uma pergunta que muita gente me fez, inclusive minha, foi, em outras palavras: “e tu vai tirar proteína de onde, criatura?”. Esse é um questionamento válido, porque a gente tende a crer que a carne é a fonte mais importante de proteína, e que sem ela estamos “passados no recibo”, só que proteína não é, necessariamente, sinônimo de carne.
Vou explicar tudinho para vocês!
Vamos lembrar lá dos posts sobre cabelos? Proteína é formada pelo quê? Por aminoácidos! Só que os aminoácidos não estão apresentes apenas na carne, mas sim, em TODOS os alimentos de origem vegetal, em maior ou menor teor.
Sim, alguns aminoácidos estão presentes apenas na carne, só que esses, ainda bem, não são essenciais e existem outras formas de obtenção.
Então, quem opta por ser vegetariano, vegano ou simplesmente deixar de consumir carne pode obter proteínas e, consequentemente, aminoácidos de outras fontes, como a soja , as nozes, a ervilha, o feijão, a amêndoa, as sementes, as castanhas, o grão-de-bico, a lentilha, dentre outros.
Ou seja, fonte é o que não falta, é só ter criatividade para criar alimentos diferentes! Eu mesma faço um quibe e um hambúrguer de soja que o povo sai no tapa para comer aqui em casa, porque fica uma delícia. Basta saber temperar e inventar, né gente?
Antigamente essa era uma questão muito polêmica, e muitos estudos sustentavam que a dieta vegetariana ou a abstenção de carne geraria deficiência de proteínas, o que se mostrou um erro, já que esses estudos foram feitos em animais, e as necessidades animais são diferentes das necessidades humanas.
Tanto é que as pesquisas mais recentes já trazem essa distinção, mas, infelizmente, muitos profissionais ainda sustentam que a necessidade de ingerir proteínas de origem animal é básica, que não tem como abrir mão.
Eu não sou médica, nutróloga, nem nutricionista, mas tenho médicos, nutricionistas e um nutrólogo por perto, e, mesmo não concordando comigo em alguns pontos, todos foram categóricos em concordar que essa afirmação de que precisamos de proteína de origem animal é falaciosa, vez que, como expliquei acima, as proteínas vegetais contêm todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo.
No mais, vale ressaltar que é raro um vegetariano (ou qualquer outra pessoa) apresentar deficiência de proteínas, que, aliás, deve representar de 10 a 15 % do valor calórico diário. Com base nisso, se ingerimos 1800 calorias por dia, cerca de 180 calorias deve ser de proteína, o que é um valor muito fácil de ser suprido, o que torna rara a deficiência de proteína.
A deficiência de proteína, quando ocorre, causa vários problemas, como alterações imunológicas, alterações nos cabelos, nas unhas, na pele e no organismo em geral, e isso pode ser avaliado e tratado por um médico, podendo acontecer com qualquer pessoa, vegetariano ou não.
Beijos
Ju Lopes