Todo mundo sabe qual a receita para emagrecer, não é mesmo? Basta seguir uma dieta equilibrada, reduzir as calorias e apostar na atividade física.
Mas, mesmo assim, semana após semana pipocam dezenas de novas dietas, supostamente seguidas por celebridades magérrimas. E, se semanas atrás a dieta Dukan bombava, a vez agora é da dieta alcalina que, na verdade, é bem antiga! Entre as celebridades que supostamente aderiram a essa dieta estão a Victoria Beckham , a Gywneth Paltrow, a Kirsten Dunst e a Jennifer Aniston.
O que a dieta alcalina propõe é, basicamente, manter o equilíbrio do pH do organismo, evitando alimentos ácidos e optando pelos alimentos alcalinos.
O programa seguido pelas celebridades é o do livro “Honestly Healthy Alkaline Programme”, de Vicki Edgson e de Natasha Corrett. A proposta é manter o pH do corpo entre 7,35 e 7,45 (que é o pH do sangue) para ajudar na redução e na manutenção do peso e na prevenção e cura de inúmeras doenças. Para seguir a dieta, é preciso consumir entre 70 e 80% de alimentos alcalinos e de 20 a 30% de alimentos ácidos diariamente.
Com isso, aumenta-se o consumo de vegetais crus, limão, óleo de linhaça, abacate, brócolis e castanhas e se reduz o consumo de açúcar, café, fermento, condimentos, trigo, bebidas gaseificadas, massas, pão, arroz branco e carnes.
Além de ajudar a emagrecer e a manter o equilíbrio interno, essa dieta seria um bálsamo para a saúde, pois ajudaria a combater a insônia, as dores de cabeça, alguns tipos de alergia, inchaço, dentre outras coisas.
Um importante chamariz dessa dieta é que não há contagem de calorias já que, supõe-se, o excesso de peso está muito mais relacionado com a inflamação e a toxidade do que com quantas calorias são ingeridas. E uma dieta ácida retém mais toxinas no organismo, o que gera mais inflamação e mais aumento de peso.
Quanto à perda de peso, ela varia de pessoa para pessoa. De modo geral, as pessoas que no dia a dia consomem mais alimentos ácidos são aquelas que mais emagrecem ao iniciar a dieta alcalina. A média de peso que se perde em um mês é de 4 a 8 quilos, o que é uma quantidade razoável. No primeiro mês a perda de peso é maior pois, supostamente, há muita retenção hídrica, já que o organismo quando está muito inflamado e intoxicado tende a acumular líquidos, então, boa parte desse “peso” perdido seria, na verdade, água.
A partir do segundo mês, começa-se a perder a gordura acumulada, mas a perda do líquido acumulado continua.
É uma dieta interessante, mas o que é correto mesmo é procurar um endocrinologista e um nutricionista para analisar o seu caso, ver se existe algum tipo de alteração hormonal que esteja causando o aumento de peso ou coisas similares. Só um médico pode dizer se essa ou qualquer outra dieta é ou não indicada para o seu caso, pois cada organismo é único e, por isso, a dieta precisa ser individualizada.
Nos próximos posts tem mais informações sobre a dieta alcalina, tá?
Beijos
Ju Lopes