Com certeza o primeiro fitoterápico que conheci para emagrecer foram as cápsulas de alcachofra, anos atrás…
Lembro que elas eram vermelhinhas e que eu vivia com elas pra cima e pra baixo…
Bom, muitoooo tempo se passou ( muito mais do que eu gostaria!hahaha), mas ontem encontrei as vermelhinhas na farmácia e resolvi trazê-las pra casa, porque née, emagrecer é preciso!
A alcachofra proporciona inúmeros benefícios para a saúde, já que age no sistema hepatobiliar e metabólico, sendo indicado como coadjuvante no tratamento de cálculos biliares, digestão lenta, gases, náuseas, colesterol alto e intolerância a gordura, sendo, ainda, considerado um protetor hepático e agente preventivo da aterosclerose.
É um fitoterápico rico em cinarina, que é responsável pelas atividades colagogas, coleréticas, hematoprotetoras e hipocolesterolemiente.
Ou seja, é a cinarina que estimula a função do fígado, aumenta a produção da bile e reduz o colesterol, além de aumentar a excreção de amônia.
Além da cinarina, a alcachofra contém outros ativos igualmente importantes, como a oxidase, que é responsável pelas propriedades hipoglicemiantes, os flavonóides, que tem ação protetora e regeneradora dos hepatócitos, os compostos polifenólicos, que atuam na redução do colesterol plasmático e, por fim, a inulina, que possui ação diurética.
Além de ser diurética, o que ajuda a desinchar, a alcachofra ajuda o organismo a metabolizar as gorduras, impedindo que as mesmas se acumulem e, consequentemente, gere excesso de peso.
São contra indicadas para lactantes e pacientes com obstrução dos dutos biliares.
A dosagem usual é de 3 cápsulas por dia, sempre após as refeições.
O bom é que elas são bem baratas, com preços que variam de 9 até 30 dinheiros.
Bom, né?
Beijos
Ju
[email protected] /https://www.facebook.com/JuLopesPE