Venho falando muito aqui no Patricinha Esperta sobre o uso de fitoterápicos e volta e meia recebo e-mais questionando se os fitoterápicos possuem mesmo o poder de ajudar nos processos de emagrecimento.
Para responder essa pergunta eu preciso explicar, antes, o que são fitoterápicos, como eles são feitos e outras coisinhas mais, tá?
Fitoterápico, conforme definição da ANVISA, é “o medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais“, é dizer, é todo preparo farmacêutico ( extrato, cápsula ou pomada) que tem por principio ativo somente derivados vegetais (raízes, folhas, caules,flores e sementes).
Todo fitoterápico comercializado no país tem que ser regulamentado pela ANVISA, que controla a produção, a liberação para consumo e a comercialização desses medicamentos.
Para ter o consumo liberado no país, o fitoterápico precisa, obrigatoriamente, ter efeitos terapêuticos comprovados, oferecer garantia de qualidade, possuir uma composição padronizada e ser seguro para uso. Diante disso, têm-se que todo fitoterápico funciona de alguma forma, vez que para ter o uso liberado precisa ter efeitos terapêuticos comprovados, certo?
Em geral os fitoterápicos são seguros e eficazes, mas convém lembrar que trata-se de um medicamento e, como todo medicamento, possui contra-indicações e possíveis efeitos colaterais, por isso é de extrema importância consultar um médico ou um nutricionista antes de fazer uso dessas substâncias, até mesmo para saber a dosagem correta, a quantidade ideal e o tempo de administração.
Pode parecer exagero, vez que ninguém vai ter, por exemplo, um ataque do coração porque tomou chá de camomila em excesso (chá também é fitoterápico), mas existem outras substâncias, como a erva de são joão, que é muito usada em casos de depressão, que podem gerar efeitos colaterais intensos, além de diminuir a eficácia de vários medicamentos. Por isso, todo cuidado é pouco, viu????
Mas…Deixa eu responder a pergunta que gerou o post!
Existem sim alguns fitoterápicos que atuam na perda de peso, seja estimulando a saciedade, diminuindo a ansiedade, potencializando o gasto calórico, diminuindo a absorção de gorduras e amido, queimando o excesso de gordura ou desintoxicando o organismo. Mas eles funcionam como coadjuvantes. Eles servem para ajudar, desde que consumidos na quantidade exata e associado a mudanças de hábitos necessárias, mas não vão fazer o trabalho sozinhos, entendem?
Então não adianta se entupir de fast food, de doces, de todo tipo de besteira e depois tomar várias capsulazinhas e achar que assim vai emagrecer, pois não vai.
Não existe fórmula mágica para emagrecer. É preciso, mesmo com a ajuda dos fitoterápicos, mudar os hábitos alimentares e praticar exercícios físicos regularmente…Não tem outro jeito!
Não custa lembrar que é preciso tomar cuidado com o local onde vocês manipulam as fórmulas. Vejam se a farmácia de manipulação é autorizada pela ANVISA, observem se há fiscalização no local e fiquem de olho , também, nos cuidados gerais de higiene.
Espero ter respondido às dúvidas de vocês!
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br