in

Projeto Verão 2012: Entrevista Com Dra. Nathália Figueirêdo

Em todos os posts sobre saúde e alimentação eu fico repetindo que vocês precisam, antes de começar qualquer dieta ou qualquer outra coisa que possa interferir no funcionamento do organismo, procurar um médico, já que só um profissional qualificado pode indicar os melhores tratamentos e avaliar o estado geral de cada uma de vocês.

É normal termos muitas duvidas sobre alimentação, saúde e prática de exercícios físicos, certo? Então nada melhor que entrevistar um médico para esclarecer todas essas dúvidas, não é mesmo?

Pois bem, só porque vocês merecem, entrevistei Dra. Nathália Figueirêdo, médica titular da sociedade brasileira de medicina do exercício e do esporte (SBMEE). Vamos conferir?

Existe algum tipo de alimento mais indicado para ser consumido antes ou após os exercícios?

Veja bem Ju, é importante lembrar que antes de praticar qualquer exercício você deve se alimentar. Pelo menos, meia hora antes do início. Quando estiver praticando esportes, o seu corpo estará gastando energia, e esta energia tem que vir de algum lugar. Muitas pessoas iniciam exercícios, não comem nada antes, e passam mal.  Este “passar mal” pode ser devido a uma hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), pois como eu falei, a energia que deveria ser tirada do alimento, em um caso desses, será retirada das reservas do próprio corpo. Aí você me pergunta: “mas  se o corpo utilizar-se da sua própria energia, ele não estará emagrecendo mais rápido?” e eu te respondo que “emagrecer rápido” vai depender do balanço calórico que ela fizer diariamente e não de exercitar-se em jejum.

No início do exercício, geralmente, se consome primeiro os carboidratos (açúcares), só depois a gordura. Se não ingerimos nada antes, será utilizado o açúcar que está acumulado nos músculos e no fígado, que chamamos de glicogênio, podendo também utilizar a proteína que faz parte da formação dos músculos. Se comemos antes, usamos o açúcar do alimento, o que dá tempo de usarmos a gordura depois, sem perder o glicogênio dos músculos ou do fígado.

Mas, voltando à pergunta, antes de fazer alguma atividade, você deve ingerir alimentos mais leves, como frutas, sanduíche de pão integral com queijo branco e uma fatia de peito de peru light, uma barra de cereal…. Mas lembre-se que nada pode ser em exagero, pois se comer muito, pode sentir algum desconforto abdominal durante e após a pratica de exercícios.

Em relação ao quê comer após, isso vai depender muito do seu objetivo. Mas em geral deve-se comer algum tipo de carboidrato, pois será necessário a reposição dos estoques queimados. Mas se a inteção é emagrecer, é lógico que esta “reposição” tem que ser menor do que o consumido.

Existe algum suplemento que substitua o carboidrato antes de malhar? Quando são indicados?

Existem suplementos que são carboidratos, como por exemplo a maltodextrina ou a dextrose. A indicação deles seria para quem tem um gasto energético muito alto durante a pratica de exercícios e não pretende perder peso.

Os suplementos são seguros?

Sim. Mas devem ser utilizados apenas por quem tem indicação. Como o próprio nome diz, eles são suplementos e não alimentos! A alimentação deve vir em primeiro lugar, e se o atleta ou o praticante de atividade física estiver com algum déficit nutricional, aí sim ele teria a indicação de fazer uma suplementação, orientada sempre por um profissional especializado. E lembre-se, procure utilizar apenas suplementos que sejam aprovados pela ANVISA, pois os importados às vezes podem conter substâncias ilícitas.

Quais os cuidados  para quem quer perder peso para o verão?

Fazer muito cálculo! (risos) Para você conseguir perder peso, é simples: basta você ingerir menos calorias do que consome! Mas isso não é tão simples assim como eu digo, porque geralmente as pessoas não sabem quantas calorias elas consomem diariamente. Às vezes, mesmo achando que estão comendo pouco, estão comendo alimentos muito calóricos, e chegam no final do dia com este balanço calórico positivo. Sendo assim é preferível trocar alimentos industrializados por alimentos frescos, tentar diversificar bastante a dieta de modo que você faça pratos bem coloridos, para que não faltem nutrientes fundamentais na sua dieta, fracionar a dieta, de maneira que não exagere em nenhuma refeição e faça mais refeições por dia. Além disso é importantíssimo associar a dieta ao exercício físico, pois estará cuidando do corpo e do coração!

A alimentação de quem malha deve ser diferenciada?

Ju, a alimentação de quem malha deve conter um pouco mais de proteínas daquela de quem não malha. Durante a malhação você estará degradando os músculos, e estes necessitam de proteínas para a sua recuperação. Mas cuidado! O excesso de proteínas também faz mal, e pode te trazer sérios problemas renais e hepáticos. Além disso é fundamental hidratar-se mais durante qualquer exercício.

Qual o tipo de alimentação adequada para quem quer trocar gordura por massa muscular?

Olha só, o termo trocar é usado erroneamente, pois o organismo não consegue transformar gordura em músculos. O que acontece é uma diminuição do percentual de gordura, e um aumento da massa muscular. Para que isso aconteça, é preciso praticar exercícios e ter uma alimentação balanceada, contendo em torno de 60% de carboidratos, 25% de proteínas e 15% de gorduras, de preferência as chamadas polinsaturadas, que estão presentes nos azeites e castanhas, por exemplo.

Disponibilizei abaixo uma entrevista da Nath, ops, da Dra. Nathália no Encontro do Esporte, tá?

Entrevista Dra. Nathália Figueirêdo

Gostaram? A Nath é linda, né?  Aliás, eu falo “Nath” porque ela é minha amiga de muitossss anos, viu?

Beijos

Ju

@JuLopesL / [email protected]

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Relacionamentos à Distância

Bepantol voltou, agora em versão hidratante