Existem vários tipos de vinagre e cada um possui propriedades próprias, produzindo efeitos diversos.
Vinagre de Maça
Começando pelo vinagre de maça, vale dizer que ele é o mais utilizado nos processos de emagrecimento, já que possui ação termogênica e digestiva.
O vinagre de maça é um coadjuvante importante em alguns processos bioquímicos e fisiológicos do organismo, já que é fonte de ácidos orgânicos naturais, vitaminas, enzimas essenciais, minerais (como o ferro) e substâncias antioxidantes.
Esse vinagre contém, ainda, pectina, fibra solúvel que regula a absorção de açúcar e o armazenamento de gorduras, facilita a digestão e diminui a sensação de fome.
Além disso, ajuda a desintoxicar o organismo, o que é sempre muito bom!
Vinagre de Vinho
O vinagre de vinho tinto é benéfico devido, principalmente, aos antioxidantes presentes na uva vermelha, como os polifenóis e o resveratrol, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a controlar os níveis de glicose e colesterol.
O vinagre de vinho branco possui basicamente as mesmas propriedades, proporcionando os mesmos benefícios, mas em menor intensidade.
Vinagre Balsâmico
Como é produzido por meio da fermentação do vinho, conserva muitas das substâncias antioxidantes presentes na uva, proporcionando benefícios como controle do colesterol e redução do risco de doenças crônicas.
Além disso, possui propriedades estimulantes que contribuem para o processo digestivo.
Vinagre de Arroz
É um vinagre extremamente benéfico, já que possui um determinado tipo de ácido acético que ajuda na absorção de nutrientes.
Conforme explicado acima, o melhor vinagre para usar nos processos de emagrecimento, é o vinagre de maça.
Ah, antes de terminar, vale salientar que vinagre de álcool, feito a partir do álcool etílico potável, não deve ser utilizado para emagrecer!
Alguém aqui já testou?
No próximo post a gente conversa um pouco mais sobre os benefícios do vinagre e sobre a forma de uso!
Beijos
Ju