Como vocês bem sabem, eu sou extremamente alérgica e, por isso, sempre busco produtos mais naturebas, que, embora durem menos, são mais “puros”.
Conversando com minha dermatologista sobre o assunto, ela acabou falando dos metais pesados, que são substâncias comuns nas maquiagens.
Acho que esse tipo de coisa a gente precisa repassar, não pra fazer alarde, mas pra que a gente possa realmente analisar a veracidade das informações.
Tem metal pesado na maquiagem?
Estudos revelam que a grande maioria dos produtos de maquiagem estão repletos de metais pesados, substâncias altamente nocivas a longo prazo, já que se acumulam no organismo (possuem efeito bioacumulativo) causando doenças graves como câncer, problemas neurológicos, infertilidade, doenças auto-imune, queda de cabelo, perda de memória e problemas cardiovasculares
O Dossiê
Um dossiê feito no Canadá revelou que inúmeras marcas, inclusive grandes marcas, dentre as quais a MAC, a Clinique, a Benefit e a Mary Kay (adoro!) comercializavam produtos com níveis significativos de metais pesados, embora não os listasse.
De acordo com esse dossiê, o produto de maquiagem mais perigoso é o batom, que contém níveis altos de arsênico, cádmio e chumbo.
O chumbo, aliás, foi um metal presente em 96% dos produtos de maquiagem testados.
Vou falar um pouco do chumbo, que é o que vem causando mais polêmica.
Segue no próximo post!
Beijos
Ju