in

Dependência Afetiva (ou amorosa) – PARTE II

(…) Continuação do post de ontem, leia a primeira parte AQUI.

Acontece que nem sempre a pessoa está consciente de que a forma como ela está agindo é na verdade um grande problema, uma dependência emocional desgastante e nem sempre ela entende que não encontramos a segurança fora, em relacionamentos, pois ela tem que vir de dentro, da autoestima, da autovalorização, da autoconfiança e do autoconhecimento.

O dependente afetivo não consegue terminar os relacionamentos, por mais que ele sofra e por mais que ele saiba que faz os outros sofrerem, pois acreditam que são incapazes de sair desse estado de simbiose doentia. É importante lembrar que a DEPENDÊNCIA AFETIVA É UMA VIA DE MÃO DUPLA, ninguém é dependente sozinho já que a própria palavra significa subordinação, sujeição, e estar subordinado necessita de algo/alguém que complete a relação. Assim, seja você o autor ou a vítima, a dependência está ai e pode ser em diferentes graus (leve, moderado, forte, excessiva).

Para superar a dependência afetiva, é preciso ir em busca da raiz do problema, encontrar o trauma que originou esses sentimentos e a terapia é o melhor caminho. Ela precisa ser contínua, constante e persistente e é nesse processo terapêutico que a pessoa irá se autoconhecer, refletir e tomar consciência de si mesma, de suas responsabilidades e de seus potenciais.

Todos nós temos inúmeros potenciais que precisam ser estimulados, trabalhados. É preciso investir e acreditar na recuperação, na própria evolução. É possível, sim, ser feliz, encontrar o equilíbrio e vivenciar relacionamentos saudáveis.

Além da terapia, você que sofre de dependência emocional, pode procurar grupos de ajuda, como o MADA e o CODA, pois compartilhar e receber apoio de pessoas que passam pelos mesmos problema pode ajudar a fortalecer e se manter firme no tratamento.

Tem um livro muito interessante, chamado “Mulheres que amam demais”, da Robin Norwood. Quem quiser, pode me pedir por email que eu envio, tá?

Beijos!!

Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Tutorial: Make Festivo Fácil

Óleo de Argan e Shampoo Óleo de Argan – Art Vitta