Oi Meninas!
Algumas mulheres, quando iniciam relacionamentos, acabam se afastando de muitas coisas e passam a viver em função da relação, o que pode acabar prejudicando a sua vida. Pode até ser que no começo do namoro, que sempre é mais intenso, você se foque em fazer dar certo e deixe de lado coisas que fazia quando solteira, mas é preciso saber separar você do seu companheiro e harmonizar seu tempo com todos os seus compromissos.
Antes de tudo, mesmo que a carência esteja batendo à sua porta, não deixe que ela te faça se submeter a qualquer situação ou que ela faça você deixar de ser você mesma só para agradar o parceiro ou manter a relação. Com o tempo, você vai perceber que não dá para fingir o tempo todo, que usar máscaras é cansativo e ser quem você não é só vai te trazer frustrações e perda de tempo.
Digo isso por que relacionamentos devem ser à base de verdades, de aceitação, de compreensão e diálogo, e, principalmente, de respeito à subjetividade de cada um. Por isso, sempre deve haver espaço para que cada um possa ser quem realmente é, possa desenvolver a si mesmo e encontrar satisfação tanto dentro de si quanto na relação a dois.O casal deve, também, estabelecer limites para que um não se anule em função do outro ou que ambos fiquem isolados do resto do mundo.
O que mais acontece é se afastar das amigas, principalmente das solteiras. É claro que a rotina de uma pessoa solteira é diferente de uma com compromisso, mas existem programas, como um cinema com as amigas, uma reunião só de meninas na casa de alguém ou fazer compras, que não interferem no namoro e nem nas amizades. Isso por que algumas atitudes, como ir para a balada só com as amigas (e ele ter o mesmo direito), podem provocar crises de ciúmes e desentendimentos (mas se for um acordo do casal e ambos se sentirem seguros e maduros para arcar com as conseqüências, então é válido).
Outro ponto é que, quando estamos namorando, as saídas se tornam, na maioria das vezes, um jantar, um lanche ou um barzinho, e quando ficamos em casa, nos empanturramos de pipoca, sorvete, brigadeiro, pizza e outras besteiras. Resultado? Alguns quilinhos a mais. Sem falar que algumas mulheres se acomodam e ficam desleixadas, sem cuidar do cabelo, da pele, das unhas e das roupas. Por isso, nunca, nunca, repito, NUNCA se deixe de lado, mesmo namorado, você é sempre mais importante: sua saúde e sua auto-estima são peças fundamentais para estar de bem com a vida. Não abra mão, jamais, das atividades físicas nem da boa alimentação!
Cuidado também para não deixar sua carreira de lado! Não deixe de estar se atualizando, fazendo cursos e buscando um emprego melhor: um namoro não garante seu futuro, por isso, corra atrás do que você quer para si mesma, invista em você, na sua carreira e na sua estabilidade profissional e financeira. Além disso, fique de olho na sua família e não se afaste dela. Privacidade é bom e ter uma relação a dois também, mas a família é muito importante. Escute o que seus pais têm a dizer da relação, pois eles são mais experientes e escutar não mata ninguém, até por que a decisão final será sua.
Diante disso, a lição que fica é que devemos buscar sempre um equilíbrio em nossa vida, buscando conciliar tudo que amamos: nossas amizades, nosso namorado, nossa família, nossa carreira, nossos sonhos e nós mesmas.Afinal, só nós sabemos o que é realmente importante para nós!
Beijos!!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)