in

A verdade sobre o cálcio

Meninas e mulheres que um dia chegarão em uma “certa idade” e provavelmente terão que dar mais atenção à sua saúde. Vamos falar um pouco sobre o cálcio!  Alguns médicos recomendam a sua utilização. Pois a perda óssea é o processo natural do envelhecimento. Quando passamos dos 30 anos o desenvolvimento ósseo atinge seu ápice. Nesta idade os ossos de uma pessoa normal são densos e resistentes. À partir dos 45 anos as células de corrosão óssea são mais ativas do que as de reconstrução, gerando uma perda de massa óssea que pode chegar a 5% em média a cada ano.

Desde a infância é muito importante a ingestão de alimentos ricos em cálcio. E com os passar dos anos esta necessidade aumenta e a nossa alimentação precisa ser cada vez mais rica. Ele é o mineral mais comum e é encontrado principalmente nos ossos, dentes e também em pouca quantidade no sangue e tecidos moles. Nossos ossos são feitos de cálcio e fosfato, portanto cuidem bem deles!

Um conselho! Consulte um médico ou nutricionista para verificar quanto você ingere de cálcio e vitamina D por dia. Caso seja concluído que você precisa melhorar a ingestão dele, o profissional vai orientar e sugerir mudanças na sua vida. Se você já consultou um médico ou um nutricionista e já sabe que a sua alimentação é deficiente em cálcio e vitamina D, com certeza este profissional já orientou você para que melhore a sua alimentação ou até mesmo sugeriu uma suplementação para suprir a falta destes componentes. A carência do cálcio no organismo leva ao raquitismo (deformação dos ossos dos membros inferiores) durante a fase de desenvolvimento e a osteomalácia na fase adulta.

Eu sugiro que sigam esses conselhos e procure repor até 90% da sua necessidade diária de cálcio, auxiliando seu organismo na ingestão correta das suas necessidades diárias de cálcio e vitamina D. Os alimentos com maior quantidade de cálcio são os derivados do leite, como queijo, o próprio leite e iogurtes, peixes como salmão e sardinha, feijão, grãos integrais, vegetais verde escuros, amêndoas, beterraba, batata doce, cebola, laranja, milho, etc.

O cálcio ajuda a reduzir a acidez do organismo, por isso é importante evitar alguns tipos de alimentos como o refrigerante, vinagre e frutas cítricas. Além disso ele atua juntamente com a vitamina K, no sistema circulatório e auxilia na coagulação do sangue.

Portanto meninas, será que todas estão consumindo a quantidade certa? A recomendação diária para adultos é de 1.000 mg. Para se ter uma idéia, veja a quantidade representativa do cálcio em agluns alimentos: Leite desnatado (copo grande) = 297,6 mg; queijo minas fresco (uma fatia média) = 205,5 mg; iogurte (200 ml) = 240mg; espinafre cozido (4 colheres de sopa) = 160,5 mg;  couve refogada (2 colheres de sopa) = 164 mg.

Portanto não podemos deixar de comer esses alimentos tão ricos em cálcio!

Beijos meninas e por favor, vamos chegar na 3ª idade cheias de saúde!

rogeriasampaio@gmail.com

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Os Melhores de 2011 – Maquiagem ( Parte 1)

Hepatite C – Regras de tratamento