Como se não bastasse ser um dos maiores responsáveis pela atual epidemia de obesidade no mundo, e isso sem falar da celulite, a praga do açúcar ainda é causa do envelhecimento da pele!
Isso acontece por causa de uma coisa que se chama “glicação”, que nada mais é que um processo onde as moléculas de glicose (do mau!) se ligam às moléculas de proteínas (do bem!).
De acordo com a dermatologista Marcella Delcourt a “glicação” ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina) formando os AGEs, que são um complexo açúcar-proteína rígido que altera a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas”.
Esses AGEs produzem radicais livres, aqueles responsáveis pelo envelhecimento da pele e de todo o organismo.
E isso, em resumo, significa que o açúcar é, em último caso, uma fábrica de radicais livres!
A parte boa dessa história é que uma alimentação correta e equilibrada, com baixo consumo de açúcar, é suficiente para evitar esse efeito.
Eu disse que era a parte boa, não disse que era fácil! rsrs
Mas a indústria farmacêutica vem tentando criar produtos que evitem esse efeito. Enquanto isso não chega nas prateleiras, vale lançar mão de algumas substâncias disponíveis que “barram” o efeito dos AGEs, como o silício (que é tudo de bom!) e o proxylane, que são facilmente encontrados em farmácias de manipulação.
O fato é que motivos não faltam para que a gente reduza – e muito- o consumo desenfreado de açúcar, que só causa mal, tanto a nossa saúde quanto a nossa beleza!
Beijos
Ju Lopes