Os Poderes do Licopeno

Talvez o tomate seja um dos alimentos mais democráticos  e versáteis que existe. Ele é barato, vende em qualquer lugar e dá para consumir o dia todo.

Até por ser “barato”, o tomate sempre foi  deixado de lado por muita gente que não imagina o quanto ele  é poderoso, atuando, inclusive, na prevenção de doenças como o câncer e aterosclerose, por exemplo.

Os poderes do tomate residem no seu grande teor de licopeno, que é um poderoso antioxidante. Ele é, aliás, o carotenoide com maior capacidade de “sequestrar” oxigênio singlete.

Para quem acha que antioxidante é besteira, vale lembrar que os radicais livres agem o tempo inteiro no organismo, causando danos e doenças, e quem evita tudo isso são os antioxidantes. Estudos vêm comprovando que o licopeno consegue proteger as moléculas de lipídios, proteínas, DNA e lipoproteínas contra o ataque dos danados dos radicais livres, tendo, por esse motivo, um papel de fundamental importância na preservação da  saúde e na prevenção de doenças.

rjzmugfwa5rr7etiou5v

Licopeno X Câncer

Sabe-se que o estresse oxidativo é um dos maiores focos de pesquisas relacionados ao câncer, já que os radicais livres causam danos ao DNA.

Foi durante a década de 90 que “descobriu-se” o papel protetor do licopeno sobre a carcinogênese, já que, nessa época, demonstrou-se  uma relação inversamente proporcional entre o consumo de licopeno e a incidência de câncer de próstata. Sim, quem consome mais alimentos ricos em licopeno tende a ter um menor risco de câncer, sobretudo o de próstata, mas também câncer de estômago, de pulmão, câncer cervical, de mama, do pâncreas, colo-retal e do esôfago.

Diversas pesquisas realizadas concluíram que quem consumia muito tomate frequentemente tinha menores chances (em torno de 50%) de morrer de câncer. Esse efeito só foi proporcionado pelo tomate, embora alimentos como cenoura, dentre outros, também sejam ricos em carotenoides, o que leva a crer que esse “poder” está relacionado especificamente ao licopeno.

Outro estudo relatou que a  ingestão de carotenoides reduziu em até 32% o risco de câncer de pulmão em pessoas não fumantes, mas não agia em relação aos fumantes. Acontece que isso não vale para o licopeno, pois o fumo altera a concentração de vários carotenoides, menos do licopeno, de modo que uma redução significativa do risco de câncer era notada quando se aumentava o consumo de licopeno, que é quem apresenta uma maior eficiência na proteção das membranas celulares contra as lesões causadas pelo fumo. Assim, têm-se que o licopeno é um dos maiores protetores contra o câncer de pulmão.

Doenças Cardiovasculares

Mas, além do câncer, os radicais livres também são responsáveis por doenças cardiovasculares. O que acontece é que ocorre a oxidação das chamadas, que posteriormente são absorvidas por macrófagos lá na parede das artéria, se acumulam e causam a formação de placas ateroscleróticas, que podem causar acidentes cardiovasculares.

Quais as Indicações do Licopeno?

•             Prevenção da aterogênese e carcinogênese, já que protege as células.

•             Câncer de próstata: o licopeno age, aqui, como um neutralizante dos radicais livres, o que previne esse tipo de câncer.

•             Sistema Cardiovascular: o licopeno ajuda a manter o colesterol em níveis equilibrados e, além disso, reforça o sistema imunológico, o que evita problemas cardiovasculares.

Dosagem e Reações Adversas

A dosagem indicada é de 5 a 10 mg ao dia. Quanto às reações adversas, não foram relatadas.

Beijos

Ju Lopes

Os Poderes do Licopeno
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.