Um “novo” conceito de alimentos vem tomando conta das ruas: os alimentos funcionais!
Mas o que são, afinal, esses alimentos?
São aqueles que vão além das funções nutritivas básicas, possuindo ativos que beneficiam o organismo, seja melhorando a saúde ou reduzindo o risco de doenças.
Além disso, esse tipo de alimento pode, ainda, enriquecer a dieta com ativos que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, – já que combate os radicais livres – a minimizar a absorção de gorduras, regularizar o funcionamento intestinal, dentre outras coisas.
De modo geral, os probióticos, os fitoesterois, as fibras e os antioxidantes são considerados funcionais, mas existem muitas outras substâncias desse tipo que, ressalte-se, vêm sendo utilizadas pelo ser humano há milhares de anos.
Os probióticos, por exemplo, que estão presentes nos iogurtes, são bactérias que estimulam a produção das células de defesa do organismo, ao mesmo tempo em que evitam a proliferação de micro-organismos prejudiciais.
Já os prebióticos, presentes nas bebidas derivadas da soja, melhoram os ambientes intestinais, assim como as fibras, que facilitam o trânsito intestinal.
Outros alimentos, como a aveia, possuem uma substância chamada betaglucana, que reduz a absorção de colesterol pelo organismo.
Vale lembrar que, apesar de fazerem muito bem para a nossa saúde, esse tipo de alimento, que pode ser consumido por qualquer pessoa, não substitui os alimentos naturais.
O ideal é que um nutricionista indique o consumo desses alimentos já que é quem pode, analisando cada caso, saber a melhor opção para cada pessoa!
Beijos
Ju Lopes