Nutracêuticos: Invista Nessa Ideia!

Hoje, muito mais do que antes, se sabe detalhes abrangentes sobre a ação de cada nutriente no organismo humano.

Esse conhecimento é de suma importância, pois por causa dele se pode avaliar se um determinado alimento ou composto alimentar pode ser útil para evitar ou tratar os sintomas de vários tipos de doenças.

Nesse contexto, surgem os nutracêuticos, que são alimentos ou produtos alimentícios que proporcionam benefícios para a saúde, incluindo a prevenção e/ou o tratamento de doenças.

Esse conceito, de usar o alimento como “medicamento”, é bem antigo, já que Hipócrates, em 370 AC, já falava que os alimentos eram remédios.

Entretanto, foi na década de 60, quando estudos comprovaram que o consumo de alguns alimentos, como os ricos em açúcar e gorduras, faziam mal, que o uso dos nutracêuticos se propagou.

É fato que todo alimento contém, em maior ou menos grau, substâncias essenciais para a nossa saúde, mas os nutracêuticos vão além, das funções nutricionais já que são ricos em componentes que efetivamente protegem o organismo, contribuindo para a redução do risco de inúmeras doenças, sobretudo as crônico-degenerativas.

O efeito terapêutico dos nutracêuticos incluem a redução da absorção do colesterol, a redução da absorção de gorduras, o estimulo ao funcionamento do intestino (fibras), a prevenção de determinados tipos de câncer e a ação anti-inflamatória (cebola e alho), dentre outros.

Como os efeitos benéficos são muitos, super vale investir nesse tipo de alimento!

Beijos

Ju Lopes

Nutracêuticos: Invista Nessa Ideia!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.