Alimentos Funcionais

Um “novo” conceito de alimentos vem tomando conta das ruas: os alimentos funcionais!

Mas o que são, afinal, esses alimentos?

São aqueles que vão além das funções nutritivas básicas, possuindo ativos que beneficiam o organismo, seja melhorando a saúde ou reduzindo o risco de doenças.

Além disso, esse tipo de alimento pode, ainda, enriquecer a dieta com ativos que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, – já que combate os radicais livres – a minimizar a absorção de gorduras, regularizar o funcionamento intestinal, dentre outras coisas.

De modo geral, os probióticos, os fitoesterois, as fibras e os antioxidantes são considerados funcionais, mas existem muitas outras substâncias desse tipo que, ressalte-se, vêm sendo utilizadas pelo ser humano há milhares de anos.

Os probióticos, por exemplo, que estão presentes nos iogurtes, são bactérias que estimulam a produção das células de defesa do organismo, ao mesmo tempo em que evitam a proliferação de micro-organismos prejudiciais.

Já os prebióticos, presentes nas bebidas derivadas da soja, melhoram os ambientes intestinais, assim como as fibras, que facilitam o trânsito intestinal.

Outros alimentos, como a aveia, possuem uma substância chamada betaglucana, que reduz a absorção de colesterol pelo organismo.

Vale lembrar que, apesar de fazerem muito bem para a nossa saúde, esse tipo de alimento, que pode ser consumido por qualquer pessoa, não substitui os alimentos naturais.

O ideal é que um nutricionista indique o consumo desses alimentos já que é quem pode, analisando cada caso, saber a melhor opção para cada pessoa!

Beijos

Ju Lopes

Alimentos Funcionais
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.