Uma simples sementinha pode fazer você sentir menos fome, emagrecer e desintoxicar seu corpo. Bem interessante e um tanto encantadora, né? Pois é, a chia ajuda no emagrecimento, principalmente porque suas sementes são ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água que está retida no estômago, as sementes de chia formam um gel, que ocupa o espaço e deixa você com menos fome e saciada por mais tempo. A digestão torna-se mais lenta e você acabará consumindo porções de comida em tamanhos menores. Além disso, ela suga a gordura, resultado de um processo inflamatório do corpo. E o ômega 3 presente no grão, consegue combater esta inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
E as vantagens da chia não param por aí: ela consegue regular o intestino e limpar todo o organismo. Por esse benefício, é conhecida pelos nutricionistas como desintoxicante. A chia é originária do México e já foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física. Tem alta concentração de o ômega 3 (mais potente que a linhaça!). Além disso, tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
A chia ajuda o corpo a ficar em forma, seca a barriga e também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, glicemia e, por conter cálcio, ajuda na formação óssea e previne o envelhecimento precoce. A chia auxilia na digestão, diminui a ansiedade e mantém o bom humor.
Além de ser muito rica em fibras, a chia tem o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão. Você encontra a chia em semente, óleo ou farinha, nas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. É importante tomar a chia todos os dias, 30 minutos antes das principais refeições. É importante tomar pelo menos dois litros de água por dia, para a chia fazer efeito!
Pode ser usada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes. Praticantes de atividades físicas também podem comer esta semente. Antes do exercício, misture uma colher de sopa (10 g) de chia e 1/2 xícara (75 ml) de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando, até formar um gel. Tome uma colher de sopa do gel 30 minutos antes das principais refeições.
A chia não tem gosto nenhum e tem uma textura idêntica às sementes de tomate. Dá para colocar esse gel de chia caseiro em vitaminas de frutas e no iogurte. O gel de chia pode ficar na geladeira por até três dias e vai ter o mesmo efeito. Agora, conheça um cardápio que contém essa semente que ajuda no emagrecimento.
Café da manhã
1 copo de suco da fruta que preferir de soja light
2 torradas integrais com 1 fatia de ricota ou queijo minas
Lanche da manhã
1 fruta como mamão, melão ou uva
Almoço
salada de folhas verdes temperadas à gosto e com o óleo de Chia
3 colheres de sopa de arroz integra
1 concha de feijão
legumes e verduras à vontade.
Lanche da tarde
1 iogurte natural com uma colher de chia.
Jantar
1 omelete sem gema e use no máximo 2 ovos.
Salada à vontade.
Ceia
1 taça de gelatina ou 1 fruta