Oi Meninas!
Cuidar da alimentação é um fator indispensável para quem quer ter uma vida livre de doenças e é fundamental fazer um acompanhamento médico para evitar surpresas desagradáveis e detectar precocemente possíveis complicações. Por isso, hoje vim falar do colesterol alto, mal que, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, atinge 40% dos adultos brasileiros.
O colesterol é uma substância gordurosa que é sintetizada pelo nosso organismo, no fígado e também pode ser adquirida através da alimentação. O transporte do colesterol é feito pelas lipoproteínas presentes no sangue e é essencial para o funcionamento de diversos processos bioquímicos, bem como na constituição das estruturas celulares e membranas, além de inúmeras outras funções. O colesterol pode ser de baixa densidade, o HDL, que é considerado o “bom colesterol” e de alta densidade, o LDL, conhecido como “colesterol ruim”.
Mesmo sendo tão importante para nosso organismo, altos níveis de colesterol são prejudiciais, pois ele é insolúvel no sangue e, quando acumulado, as artérias ficam obstruídas, forçando o coração a trabalhar mais para conseguir bombear o sangue, podendo provocar problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco e tromboses cerebrais (AVC), responsáveis por uma morte a cada 33 segundos, o que é uma estatística assustadora, né?
A pior estatística, porém, é que 87,5% das pessoas que sabem que tem colesterol alto não tratam nem controlam o problema, o que é realmente triste pois é um risco para a vida, é quase um suicídio! As causas do colesterol alto podem estar na alimentação rica em gorduras saturadas e trans, obesidade, hipertensão, cigarro e sedentarismo. Algumas doenças também podem interferir nos níveis de colesterol no sangue, como hipotireoidismo, insuficiência renal, cirrose e diabetes mal controlada. Além disso, a genética interfere e muito, por isso, quem tem familiares com colesterol alto tem uma maior probabilidade de apresentar o mesmo problema.
Muitas pessoas sequer sabem que tem colesterol alto, pois é uma doença silenciosa e SEM SINTOMAS, por isso é importantíssimo fazer os exames necessários para que você não perceba que tem problemas com o colesterol quando já for tarde demais.
O nível ideal em adultos saudáveis de colesterol total é de até 200mg/dl, sendo que o LDL (ruim) deve ser menor que 160mg/dl e o HDL (bom) deve ser acima de 40mg/dl para homens e 50mg/dl para mulheres. Outro ponto importante é também avaliar o colesterol das crianças, que estão com suas taxas cada vez mais elevadas por conta da alimentação rica em produtos industrializados e fast-foods. E nem preciso dizer que o valor ideal para crianças é diferente dos adultos, né?
Quando as taxas estão elevadíssimas, o médico pode passar uma medicação, além de uma lista de alimentos a serem cortados da dieta. O ideal mesmo é sempre buscar uma alimentação balanceada, evitar cigarro, fazer atividades físicas e verificar a cada 6 meses ou pelo menos uma vez por ano as suas taxas. Consulte seu médico, prevenir é sempre o melhor remédio!
Quer saber o que comer e o que evitar na alimentação para manter os níveis de colesterol saudáveis? Leia AQUI!
Beijos!!
Amanda Carvalho ([email protected])