O sistema endócrino é um conjunto de glândulas, as glândulas endócrinas, que são as responsáveis pela produção hormonal, que, por sua vez, controlam as atividades (todas) do nosso organismo, inclusive o metabolismo, o desenvolvimento, o envelhecimento, a reprodução, o crescimento e tudo o mais, inclusive a forma como “respondemos” ao meio ambiente e o quanto precisamos de energia e nutrientes.
Nós somos “governadas” por hormônios. São eles, junto com o sistema nervoso, que regulam e controlam todas, absolutamente todas, as funções do organismo humano. Sim, o surto da TPM é “culpa” dos hormônios. Sim, as alterações de humor na gravidez também são decorrentes da ação hormonal. Sim, são eles quem mandam, e nós que obedecemos.
Quais são as glândulas endócrinas?
As glândulas endócrinas incluem a tireóide, o pâncreas, os ovários, as supra-renais, o hipotálamo, as paratireóides, os testículos, a hipófise, dentre outras.
O que as glândulas endócrinas fazem é secretar os hormônios que serão lançados na corrente sanguínea e atingirão as células dos tecidos do corpo humano, estimulando ou inibindo funções metabólicas.
Cada hormônio possui uma função específica e atua sobre células-alvo específica, lembrando, ainda, que determinados hormônios podem atuar em oposição e em conjunto com outros hormônios.
Hoje falarei sobre as supra-renais, mas prometo falar de cada uma dessas glândulas, tá?
LEIA TAMBÉM: Saiba Tudo sobre a interrupção da Menstruação.
Supra-Renais
As glândulas supra-renais, também conhecidas como adrenais, estão localizadas acima dos rins. A supra renal, que são duas, uma acima de cada rim, é na verdade, duas glândulas, vez que é formada por uma parte interna e uma parte externa.
A parte interna é a medula adrenal e a parte interna é o córtex adrenal. Os hormônios produzidos pelo córtex adrenal são indispensáveis para a vida humana, já os hormônios produzidos pela medula adrenal não são indispensáveis.
O córtex adrenal produz o cortisol, a aldosterona e os adrógenos adrenais.
O Cortisol
O cortisol, meu grande problema, ajuda no controle dos níveis de glicose, aumentam a queima de proteínas, aumentam a queima de glicose, bem como o estresse, mas é essencial para a vida humana, pois sem ele o corpo “para”.
Tanto a falta quanto o excesso de cortisol são extremamente problemáticos e podem levar, inclusive, à morte.
Um grande problema em relação ao cortisol é que não são poucas as pessoas que possuem deficiência na sua produção, o que gera a fadiga adrenal crônica, decorrente da falência da supra-renal, problema grave que afeta e altera completamente a vida do indivíduo, mas que raramente é diagnosticada.
Quando o cortisol é produzido em excesso, causa a síndrome de cushing, e quando há deficiência do cortisol, há a síndrome de Addison. Vale lembrar, infelizmente, que existem casos de pessoas que em dado momento da vida produz cortisol em excesso e em outros não produz o suficiente.
Depois falo mais sobre esse problema, que é algo que me diz respeito, mas deixo isso para um post específico, certo?
LEIA TAMBÉM: Alimentação para reduzir os efeitos da Menopausa.
A aldosterona, outro hormônio produzido pelo córtex adrenal, é responsável pelo controle do volume do sangue e pela regulação da pressão arterial. Ele age nos rins com o intuito de estimulá-lo a reter sódio e água.
Beijos