Que a água é a fonte da vida a maioria das pessoas já sabe desde a infância. Mas você conhece todos os benefícios que ela oferece e os malefícios que ela pode evitar? Essa riqueza natural é o elemento chave da sobrevivência de plantas, animais e seres humanos. Absolutamente todos precisam dela para existir, e se você não tem o hábito de beber a quantidade diária recomendada pelos médicos, que é de 2 litros, reveja seus conceitos.
Você sabia que aos 25 anos o corpo começa a perder água de uma forma natural? Por isso, a partir dessa idade, é preciso ainda mais disciplina e beber água sempre. O fato de não sentir sede não significa que o seu organismo não precisa do líquido. A sensação é apenas um aviso de que está faltando água no organismo.
Algumas das funções básicas da água são: hidratar, irrigar os órgãos, desintoxicar, auxiliar na digestão, transportar nutrientes, regular a temperatura corporal, ajudar no metabolismo, umidificar o ar dos pulmões e dar mais vivacidade à pele. Além disso, a substância também age na comunicação e melhora a concentração, já que a maior parte do cérebro é composta por água.
Seu consumo correto evita o aparecimento de imperfeições e sensações indesejáveis como inchaço, fadiga, intestino preguiçoso, dores de cabeça, cálculo renal e ressecamento da pele. Segundo estudos, a água também pode evitar doenças que vão de gripes e resfriados até as mais graves como o câncer de cólon.
A água a favor da sua beleza
Para as mulheres ela é uma grande aliada em diversos aspectos. Ela ajuda a manter os cabelos, a pele e as unhas sempre hidratadas e fortalecidas. E para se manter jovem por mais tempo ela também é milagrosa e muito eficaz na luta contras as rugas, já que hidrata e proporciona mais elasticidade aos tecidos da pele. Confira abaixo outros benefícios que ela pode oferecer:
– Melhora o intestino e o inchaço
Especialistas sugerem o consumo de água 20 minutos antes das refeições para facilitar a digestão. A água não permite que o sódio fique retido no organismo, por isso os inchaços diminuem significativamente.
– Hidrata
Quando há falta dela, a primeira a sofrer as consequências é a pele, uma vez que há perda da elasticidade e tonicidade da pele, mudando principalmente sua textura. Dessa forma as rugas se tornam mais visíveis.
– Rejuvenesce
Os cremes trabalham de mãos dadas com a água, mas cada um age em um lugar específico. Os cremes só conseguem hidratar as camadas superficiais da pele, já a água alcança as camadas mais profundas. Por isso, não pense que tomar banho é a mesma coisa, pois a hidratação mais potente só acontece quando a água é ingerida.
– Ajuda a emagrecer
O líquido natural que é livre de calorias ajuda na eliminação de algumas gorduras e dá sensação de saciedade.
– Evita as indesejadas celulites
A água auxilia na eliminação de impurezas e também melhora a circulação sanguínea, isso faz com que a celulite não apareça.
– Melhora o humor
Ela também é um santo remédio contra o mau humor, uma vez que deixa o corpo mais disposto e com sensação de felicidade.
– Águas Aromatizadas
A dica para quem não consegue beber de 2 a 3 litros de água por dia são as águas aromatizadas. Para deixar a bebida mais atraente pingue gotas de limão ou adicione rodelas de laranja, limão ou morangos. Outra opção é incluir um pouco de hortelã, que oferece um sabor refrescante e especial.