Já falei da conjuntivite e da alergia ocular, e agora a conversa é sobre a ceratite e o olho seco, problemas que ocorrem em todas as épocas do ano, mas que são mais frequentes no verão.
Como no verão usamos mais ar-condicionado, que retira a umidade do ar, a quantidade de lágrimas que protegem os olhos é reduzida, e isso é um problema, já que, em alguns casos, pode causar úlceras na córnea.
Assim para proteger os olhos, é melhor maneirar no ar-condicionado e investir em uma dieta que contenha alimentos ricos em ômega 3, vitamina A e vitamina E.
Pra quem acha que as lágrimas não são importantes e que o olho seco não é nada demais, vale lembrar que, ao contrário dos demais órgãos, que retiram oxigênio do ar, os olhos retiram oxigênio das lágrimas.
E com a oxigenação deficiente, é comum que surjam inflamações, como a ceratite, que pode ser causada, também, pelo uso prolongado de lentes de contato
Ficar em ambientes com ar-condicionado por longos períodos causa não só ressecamento nos olhos, mas também ceratites, que podem, ainda, ocorrer em decorrência de vírus, fungos e bactérias.
As ceratites costumam causar dores intensas e fotofobia, além de borramento visual e hiperemia ocular.
Com tantos problemas possíveis, o ideal é se proteger de toas as formas possíveis, né?
Beijos
Ju Lopes