Continuando o esclarecimento sobre pílulas anticoncepcionais…
11- A pílula melhora ou piora a acne?
Até pouco tempo atrás os anticoncepcionais suspendiam a ovulação com o uso de uma mistura que continhas componentes estrogênicos, progestogênico e androgênico, sendo que o componente androgênico, que é um hormônio masculino, é o grande responsável por estimular a produção de glândulas sebáceas, elevando a oleosidade, e causar a retenção de líquidos.
O que causa a superprodução de óleo pelas glândulas sebáceas é o aumento do nível dos hormônios sexuais, que além de causar ou piorar a acne, provocam um efeito similar ao dos anabolizantes: seborreia, oleosidade excessiva, queda de cabelo e aumento de pêlos em determinadas partes do corpo.
O que as pílulas fazem, ao menos as pílulas mais modernas, é utilizar substâncias antiandrogênicas como o desogestrel, a drospirenona e o acetato de ciproterona, para minimizar os efeitos dos hormônios androgênicos.
Uma coisa que acontece muito é a piora da acne quando há suspensão do uso da pílula, que se dá justamente por causa do aumento do nível dos hormônios masculinizantes ( androgênios).
Entretanto, como cada organismo é único, pode acontecer de um anticoncepcional piorar a acne em determinadas mulheres, daí é preciso conversar com o ginecologista e mudar o anticoncepcional.
12 – A pílula interfere na libido?
A libido feminina, assim como a masculina, sofre influências diretas da testosterona, que é quem determina mesmo a libido ( em conjunto com outros fatores).
Acontece que a pílula evita o pico de testosterona, o que significa que pode afetar sem a libido e isso é informado inclusive na bula dos anticoncepcionais.
Em alguns casos, entretanto, a mulher fica tão segura com o uso do anticoncepcional, tão sem preocupações, que a libido até aumenta.
É normal que essas alterações ocorram nos três primeiros meses do uso da pílula,então é sempre bom dar esse tempo para que o organismo se acostume. Caso, após esse período, a libido continue alterada, peça ao seu médico para trocar de medicamento!
13- Se esquecer de tomar a pílula um dia, estou desprotegida?
Cada pílula funciona de um jeito, mas em geral a regra é tomar assim que lembrar, mas isso só vale se você lembrar e tomar nas 12 horas seguintes, pois quanto mais o tempo passa maior é o risco de engravidar. Nesse caso, é recomendado associar a pílula com um método de barreira (camisinha) para obter uma proteção efetiva.
Como nenhum anticoncepcional é 100% seguro e correr risco é bobagem, tem que usar camisinha sempre!
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br