Quem não quer envelhecer, ou ver os avós, pais, tios, com saúde?-
A expectativa de vida do brasileiro ao nascer alcançou 73,5 anos em 2010. Há três décadas, a expectativa estava em 62 anos. O envelhecimento da população acarreta inúmeras responsabilidades ao governo, entre elas, maiores gastos com a previdência privada e com a saúde pública.
O processo de degeneração causado pelo envelhecimento provoca 90% das doenças em adultos. Ainda não é possível evitar o envelhecimento, mas pode-se envelhecer com saúde, dignidade e autonomia física e mental. Nosso organismo é como um carro e seu desempenho e durabilidade dependem de como cuidamos dele.
A medicina preventiva, é baseada em conscientizar os pacientes da importância de uma vida saudável. Muitas vezes, o paciente chega ao consultório com fadigas mental e física por conta de uma rotina de vida baseada em má alimentação, sedentarismo e estresse. O papel do médico é devolver o equilíbrio para esse organismo poder trabalhar de maneira adequada.
Os sintomas do envelhecimento são variados, mas o resultado é sempre o mesmo. Eles influenciam na personalidade, motivação, comportamento, atenção, cognição, percepção e no físico de cada um. Portanto, a palavra chave é a prevenção, por isso, os pacientes devem escolher adequadamente o que comer, praticar atividades físicas e trabalhar para eliminar o estresse do dia a dia, que são medidas simples, mas que garantem chegar aos 60, 70, 80 anos com qualidade de vida.
A medicina atua para que se possa fazer com que essa fase deixe de ser sinônimo de doenças e dependência. Geralmente com a chegada um pouco avançada, as pessoas começam a ter dificuldades para dormir, perdem peso, começam os danos na memória, cai com frequência a imunidade e a falta de libido (energia para os instintos da vida). Estes são alguns sinais do envelhecimento.
Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério. Recomenda-se o uso adequado de suplementos alimentares, paralelo as consultas regulares de endocrinologistas e nutricionistas, com uma dieta à base de vegetais, frutas e proteínas, como unha de gato, alho, salsa, temperos verdes, que são anticancerígenos. Evitem comer muita margarina e gordura hidronizada, que obstruem as artérias. Coma bastante peixe. A carne vermelha em quantidade moderada e prefira o queijo amarelo ao queijo branco.
Então meninas, vamos estar atentas aos nossos pais, avós e pessoas que nos são caras?
Beijos, Rogéria.