A prisão de ventre, também conhecida como constipação, é um problema bastante comum e que gera situações desagradáveis.
A Doença das Mulheres!
A constipação atinge cerca de 20% das pessoas, em sua maioria mulheres. Dados estatísticos revelam que duas em cada três mulheres apresentam o problema em algum momento da vida, o que reflete no funcionamento organismo, no humor, na irritabilidade, na concentração e na sensação de cansaço.
A prisão de ventre é um problema que, via de regra, causa muitos outros problemas e está relacionada a velocidade do metabolismo, possíveis dificuldades na digestão dos alimentos e dificuldade para ir ao banheiro, dentre muitas outras coisas.
Fibras!
Por ser um problema intestinal diretamente relacionado a alimentação, é com a alimentação que, a princípio, tenta-se corrigi-lo. E, como corrigir? Investindo em alimentos ricos em fibras, acompanhados de água, é claro!
Além de apostar nas fibras, verifique sempre qual tipo de fibra o alimento contém, pois quanto mais fibras insolúveis o alimento tiver, melhor para quem tem prisão de ventre, já que esse tipo de fibra possui a propriedade de aumentar o bolo fecal. Além das fibras, existem outros nutrientes, que serão citados abaixo, que favorecem o trânsito intestinal.
Frutas Laxativas
Algumas frutas, devido ao maior teor de fibras e de nutrientes que ajudam no trânsito intestinal, são chamadas de laxativas, pois auxiliam no correto funcionamento do organismo e evitam a prisão de ventre. Essas frutas podem ser consumidas por qualquer pessoa, exceto em caso de diarreia e doenças intestinais relacionadas. A quantidade ideal de consumo é de uma a três porções ao dia, em qualquer horário.
Mamão: O amigo do seu intestino!
A fruta laxante mais conhecida e famosa é, com certeza, o mamão! A razão pela qual o mamão é tão bom par ao intestino atende pelo nome de papaína, uma enzima proteolítica que auxilia na digestão das proteínas ingeridas e, de quebra, reduz o tempo de exposição do bolo fecal, melhorando a absorção dos nutrientes ingeridos e a digestão, facilitando, assim, o trânsito intestinal.
O mamão pode ser consumido em qualquer horário, mas é sempre bom incluí-lo no café da manhã, pois assim o dia já começa com o intestino funcionando melhor!
Ameixa: Pro Intestino Funcionar como um Relógio!
Assim como o mamão, a ameixa também é bastante conhecida e utilizada no combate a prisão de ventre. Para começo de conversa, a ameixa possui altos teores de fibras, e isso, por si só, já é um benefício e tanto. Mas, ela vai além. É que, além de possuir muitas fibras, a ameixa, sobretudo a preta, é fonte de ácido diidroxifenil isatina e sorbitol, que são substâncias que estimulam a mobilidade do intestino. O sorbitol ajuda, ainda, na maior absorção de água, o que, somado às fibras, acaba turbinando o trânsito intestinal.
Aqui vale consumir tanto a fruta fresca quanto a versão seca e, para potencializar seus efeitos, pode ser ingerida associada ao mamão, o que, aliás, resulta em um coquetel famoso no combate à prisão de ventre.
Abacate: Pode Apostar!
O abacate não tem boa fama, o que é até justo, já que ele contém uma quantidade bem grande de calorias e de gorduras. Quanto à calorias, não há o que se discutir, mas em relação às gorduras é bom ressaltar que são as versões “do bem”, tão do bem que causam muitos benefícios para a saúde, incluindo, aqui, os benefícios para o intestino, já que elas possuem função laxativa.
Gordura com função laxativa? Sim! Essas gorduras, conhecidas como monoinsaturadas, ajudam na lubrificação das fezes e facilita a evacuação.
Assim, pode comer abacate, só não pode exagerar, senão os ponteiros da balança sobem facilmente!
Figo: Amigo da Digestão!
Apesar de não ser muito consumido no Brasil, o figo é rico em enzimas importantes para o processo digestivo. Uma dessas enzimas é a ficina, que auxilia, também, na digestão das proteínas, e ajuda a reduzir o tempo em que o bolo fecal permanece no intestino, o que facilita a sua eliminação. Essa enzima possui ação similar a outras duas enzimas que falaremos em seguida, a bromelina e a actinidina.
É uma fruta leve que pode ser consumida em qualquer horário, sem maiores problemas.
Kiwi
Falando em enzimas, precisamos falar do kiwi! O kiwi possui uma enzim, a actinidina, muito importante para o processo digestivo, já que, sendo proteolítica, ajuda na digestão das proteínas e estimula os chamados receptores do cólon, ajudando, assim na mobilidade do cólon e, consequentemente, na evacuação. No mais, o kiwi é fonte de fibras, o que ajuda, e muito, a evitar e combater a prisão de ventre.
Apesar de ser uma fruta leve, de fácil digestão e não muito calórica, não dá pra exagerar. Assim, a quantidade recomendada, por dia, é de duas unidades, no máximo.
Abacaxi: Tudo de Bom!
Quem faz dieta vive comendo abacaxi, e isso é ótimo por vários motivos. Um dos motivos mais relevantes diz respeito a digestão das proteínas, que é o tipo de nutriente de mais difícil digestão. O abacaxi contém em sua composição uma substância chamada bromelina, que é uma enzima importante para digestão das proteínas, sendo essa, aliás, a sua principal função. Como facilita a digestão das proteínas, acelera o processo digestivo e evita a prisão de ventre.
Além disso, o abacaxi é diurético e possui propriedades antioxidantes, o que beneficia o organismo como um todo.
Amora: Gostosa e Super do Bem!
A última frutinha laxante é a amora, que, além de deliciosa, faz um bem danado pra saúde! Ela é rica em substâncias antioxidantes, sobretudo as antocianinas, que ajudam nos casos de prisão ventre. Estudos revelaram que os taninos, espécie de polifenol, ajudam a regular o intestino. Além disso, ela possui muitas fibras, em especial a pectina, que turbina o trânsito intestinal.
Assim como a amora, as demais frutas vermelhas, como o morango, por exemplo, também, possuem essa função e podem ser consumidas sem problemas.
Bom, frutas é que não faltam, não é mesmo? É só escolher a opção que mais se adequar ao seu gosto e bolso e consumir sem medo!
Beijos
Ju Lopes