Agora que já falei da minha experiência nada boa, vamos conversar sobre a blefarite, tá?
O Que É Blefarite?
A blefarite é um tipo de inflamação das pálpebras que pode ser anterior, quando a inflamação ocorre nos cílios e folículos, e posterior, quando a inflamação é nas glândulas tarsais.
Quais os sintomas?
Os sintomas da blefarite inclui vermelhidão, irritação, inchaço nas pálpebras, coceira, queimação, lacrimejamento, dor ( dói MUITO!!!) , sensibilidade à luz, caspa nos cílios e visão borrada.
As causas são muitas, mas vamos nos ater a blefarite desencadeada pelo uso de maquiagem, certo?
Blefarite X Maquiagem
O uso de maquiagem pode provocar dois tipos de blefarite, a seborreica e a causada por uma alergia de contato, que causa uma inflamação nas glândulas (foi a que eu tive).
A blefarite seborreica, que é a mais comum, ocorre quando o excesso de oleosidade presente na pele obstrui as glândulas que produzem a camada oleosa da lágrima.
Essa “reação” pode aparecer no momento em que usamos o produto ou horas depois.
O pior é que mesmo quem sempre usou maquiagem e NUNCA apresentou nenhum tipo de problema pode, de repente, vir a ser acometida por uma blefarite.
Ou seja, pode acontecer com qualquer pessoa!
O Que Fazer ?
Caso apareçam os sintomas descritos acima, suspendam imediatamente o uso da maquiagem e procurem um médico.
Continuar utilizando um produto que causou esses sintomas, bem como não procurar um médico para tratar o problema pode desencadear problemas ainda mais graves, como alterações na superfície da córnea, despigmentação e queda dos cílios.
Aqui, vale ressaltar que os esmaltes também são grandes vilões das alergias oculares e palpebrais, já que as nossas unhas sempre têm contato com os olhos.
Segue no próximo post!
Beijos
Ju