A blefarite é um problema controlável, portanto, procure um médico sempre que notar o aparecimento dos sintomas descritos no primeiro post sobre o assunto (Inflamação Causada Pele Uso de Maquiagem)
A primeira coisa a fazer é reestabelecer a higiene normal da pálpebra, mantendo as margens das pálpebras limpas.
A limpeza (1 ou 2 vezes ao dia) deve ser feita com suavidade, sem agredir a área afetada, utilizando uma compressa com solução indicada especificamente para a limpeza das pálpebras.
Algumas pessoas fazem uma lavagem mecânica com produtos de pH neutro, como shampoos infantis, mas há divergências sobre o uso desse tipo de produto nesses casos.
Como o calor ajuda a remover as crostas e secreções, é indicado o uso de compressas mornas sobre a pálpebra, que estimulam a desobstrução e limpeza das vias secretoras.
Deve-se usar essas compressas várias vezes ao dia e pode-se, após o uso das compressas, fazer a massagem da pálpebra, para fluidificar as secreções glandulares.
Quase sempre é indicado o uso de pomadas antibióticas para tratar a infecção palpebral.
Em casos mais graves, recomenda-se o uso de tetracilina oral.
Pode-se usar, também corticoides, quando a inflamação mostra-se mais grave resistente.
O problema do uso dos corticoides oculares é que podem provocar efeitos secundários graves, como o glaucoma, se usados por um longo período.
Pra mim isso tudo é um problema porque sou alérgica a penicilina e derivados (a grande maioria dos antibióticos), e não posso usar corticoide. Ou seja, eu complico tudo!
Para aliviar a secura nos olhos, bem como a irritação ocular, utiliza-se lágrimas artificiais.
Obvio que o melhor tratamento é indicado e acompanhado por um médico. Portanto, nada de automedicação!
Beijos
Ju