Quem não gosta de um suco natural fresquinho, feito na hora? Huuummmmm!
Além de saborosas, as bebidas feitas com frutas, legumes e folhas podem ser usadas como aliadas na busca por um melhor desempenho nos exercícios físicos.
Nas prateleiras dos supermercados e lojas que vendem suplementos alimentares, há uma infinidade de isotônicos, vitaminas e outros produtos para ajudar e melhorar a performance de quem pratica exercícios físicos regularmente. Mas nem sempre é necessário recorrer a essa opção, que costuma ser salgada para o bolso. Podemos encontrar em muitas frutas a energia que procuramos.
Sucos de acerola, laranja e melão, por exemplo, são ótimas fontes de vitamina C, que por sua vez, é antioxidante, ajudando a combater os radicais livres que são produzidos durante o exercício físico. Esses radicais, quando em alta concentração no corpo, causam dor no sistema muscular e a incômoda fadiga. Combatendo os radicais livres e o cansaço também demora mais para chegar. Assim, a pessoa consegue prolongar o exercício.
Além da vitamina C, outra antioxidante potente é a vitamina A, encontrada nas frutas banana e mamão, nos legumes cenoura e abóbora e nas folhas, brócolis e couve. É só misturar que você terá uma grande quantidade de antioxidante.
Além desse “poder” de diminuir a fadiga e as dores musculares, alguns sucos são energéticos e podem dar um gás a mais durante a atividade física. Laranja, uva, melancia e beterraba fornecem sucos ricos em carboidratos, que serão usados como fonte de energia durante o exercício. Algumas pessoas adicionam guaraná em pó, que eleva o pontecial energético, ou cafeína, que aumenta a eficiência do corpo em usar gordura como fonte de energia. Isso faz com que o rendimento seja melhor.
Essas frutas com alta concentração de carboidratos também podem ser usadas para preparar sucos que ajudam no ganho da massa muscular pós exercício. O alto índice glicêmico faz com que o corpo absorva mais rápido o cardoidrato. Quanto mais, melhor. Isso ajuda no ganho de massa depois da atividade.
Já as frutas que possuem minerais como magnésio e potássio, melhoram no processo de contração muscular. Esse tipo de ajuda é bom durante exercícios de longa duração em que perdemos muitos eletrólitos. Mantendo uma reserva deles, podemos ter um rendimento melhor.
Para vocês meninas, que amam suco de fruta, confira os alimentos que podem ser feitos um saboroso suco e ser usado como fonte de nutrientes que ajuda na hora do exercício: Frutas com alto índice glicêmico: laranja, uva, melancia e beterraba. Fontes de vitamina do complexo B: banana, ameixa, vegetais folhosos de cor verde escuro, gérmen de trigo e levedo de cerveja. Fontes de potássio: água de côco, banana, abacate, beterraba, cenoura, couve e maracujá. Fontes de magnésio: beterraba, açaí, abacate, uva-passa e banana. E fontes de vitamina C: laranja, acerola, melão, manga e kiwi.
Curiosidade: O suco de beterraba ajuda a aumentar a performance no exercício por conter nitrato, que auxilia na formação de óxido nítrico, responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos. Isso faz com que aumente o suprimento de sangue ao músculo. Consequentemente, chegam mais nutrientes e oxigênio, melhorando o desempenho.
Então, vamos substituir os refrigerantes pelo suco natural?
Beijos